Os smartphones gaming são cada vez mais populares. Os exemplos são vários, e vão desde os ROG Phone, os Xiaomi Black Shark, ou um dos mais recentes, o intermediário Redmi Note 8 Pro.
O objetivo da Google é que estes dispositivos possam corresponder às necessidades dos programadores. É por isso que empresa está a trabalhar num programa de certificação de dispositivos para jogos.
A descoberta foi realizado pelo fórum XDA-Developers, que teve acesso a uma cópia dos documentos da Google Mobile Services, onde num dos pontos são enumerados os requisitos necessários para a certificação de um dispositivo gaming.
Os requisitos principais:
- Performance Previsível: dispositivos que são certificados precisam de se comportar de determinada forma, para que os desenvolvedores não encontrem problemas de throttling (sobreaquecimento), perda de núcleos do CPU, e outros comportamentos pouco usuais;
- Comportamento correto e de alta performance da GPU: dispositivos certificados devem ter uma moderna e atualizada GPU (gráfica), Interface de Programação de Aplicações, bem como apresentar uma boa introspeção de frames;
- Comportamento da memória e requisitos: dispositivos certificados devem providenciar acesso à memória de forma previsível. Os jogos não devem ter os seus processos inesperadamente mortos. Dispositivos certificados devem garantir um mínimo de 2300MB de memória para ser alocada antes que o “lowmemortykiller” mate o processo.
- Dispositivos devem suportar o Vulkan 1.1 e passar na última versão do dEQP.
Segundo afirma a mesma fonte, a Google já tem uma equipa a trabalhar neste tipo de certificações. Será de esperar que quando o programa seja lançado oficialmente, a Google anuncie uma lista com os dispositivos já certificados. Esta é uma boa de todos os dispositivos que se dizem gaming serem finalmente bem escrutinados.
Editores 4gnews recomendam:
- Câmara Google recebe novidades e mudanças na nova versão 7.1 (APK)
- Google torna Digital Wellbeing obrigatório nos dispositivos Android
- Google Pixel 4: fotografias mostram qualidade da câmara antes do lançamento