A Google já gerou grandes polémicas com o encerramento de muitos dos seus projetos, visto que nem sempre foram decisões que agradaram aos seus utilizadores. Agora, a empresa parece estar a preparar-se para se colocar na "mira" dos utilizadores, ao ponderar o encerramento do Google Duo.
O Google Duo tornou-se, ao longo dos últimos anos, numa das mais populares aplicações para realização de vídeo chamada entre os utilizadores Android, chegando como aplicação padrão em muitos dos smartphones. No entanto, é importante salientar que a Google não pretende encerrar por completo a App, mas sim que esta seja absorvida pelo Google Meet.
Desde que foi lançado em 2016 com o objetivo de substituir o Hangouts que o Google Duo tem evoluído a olhos vistos, recebendo inúmeras funcionalidades que rapidamente o tornaram no melhor serviço de vídeo chamadas disponível para Android. Especialmente desde que rebentou a pandemia de COVID-19, a aplicação viu o número de chamadas de grupo crescer 8x.
Google Duo e Meet vão transformar-se na aplicação de vídeo chamadas perfeita!
Desde que Javier Soltero, gestor da G Suite, ficou também responsável pelo desenvolvimento da aplicação Duo, Messages e Phone, deixou bem claro a sua opinião de que não fazia sentido as duas aplicações coexistirem.
Ainda que muitas das funcionalidades do Google Duo já tenham sido levadas para o Google Meet (e vice-versa), ambas as aplicações continuam a apresentar algumas exclusividades. Do ponto de vista de produtividade, fará todo o sentido transformar as duas Apps numa só.
Além de colocar todas as funcionalidades numa só aplicação, vai também permitir à Google unir as duas equipas de programadores, focando-se apenas num só produto. Desta forma, será possível o melhor e mais rápido desenvolvimento de funcionalidades.
Esta poderá ser a mais séria aposta da Google para que consiga de uma vez por todas conseguir "fazer esquecer" o Zoom, que aproveitou de forma extremamente inteligente as dificuldades causadas pela COVID-19. Com a união das duas aplicações, a Google vai passar a ter uma oferta ainda mais completa e com diversas funcionalidades únicas que vão cativar os utilizadores.
No entanto, de acordo com as fontes do site 9to5Google, esta união poderá demorar até 2 anos para ser consumada.
Antes de ires, descobre os comandos mais úteis para a Assistente Google, já em português de Portugal.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Play Store: 7 jogos grátis acabados de chegar que tens de conhecer
- Mensagens Android: Nova funcionalidade resolve um possível problema
- Huawei: até os smartphones com Google estão em risco! Sabe a razão