Google prepara novo Chromecast com Android TV e este será o seu design

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A nova geração Chromecast deverá ser apresentada no final do ano e trará algumas novidades muito pedidas. O seu principal atrativo será a inclusão do Android TV e ainda um comando para controlar a reprodução de multimédia.

Agora, o pessoal do XDA Developers partilhou uma série de imagens que retratam o próximo gadget da Google. Não se contentando com a revelação do novo Chromecast, foi ainda revelado o seu comando e a nova interface para o Android TV.

Novo Chromecast será mais oval que os antecessores

A fonte refere que estas imagens são de material oficial de promoção ao novo Chromecast, mas que datam de outubro passado. Tal não só revela que a Google já está a trabalhar neste produto há muito, como nos indica que o produto final possa ter ligeiras modificações.

Com o nome de código interno Sabrina, o novo Chromecast será mais arredondado que os seus antecessores. Parece contar agora com uma textura mate, mas rapidamente o conseguimos associar à linha de produtos em causa.

Já no que concerne ao seu comando, este é bastante simples, assim como muitos dos que vemos em televisões com Android TV. No cimo temos uma esfera que deverá servir para navegação na interface do sistema operativo.

Mais abaixo temos seis botões com propósitos bem familiares. Um deles será dedicado à Google Assistant, outros para retroceder ou voltar ao menu principal e ainda os habituais botões de reprodução / pausa e volume.

Android TV está mais focado naquilo que realmente importa

O XDA Developers partilha ainda imagens do que acredita ser o futuro da interface do Android TV. Esta está agora mais simples e dá maior foco ao conteúdo multimédia, que é o que realmente importa.

O conteúdo passará a ser mostrado em aspeto carrossel com mais informações sobre eles. É curioso notar ainda uma nova secção dedicada às câmaras Nest, o que significa que poderás ver as imagens das tuas câmaras de segurança diretamente no Chromecast.

Esta renovada interface do Android TV levanta algumas questões face à sua disponibilização. Será esta dedicada apenas ao novo Chromecast ou teremos uma renovação global do sistema operativo?

É provável que este venha a ser o futuro do Android TV, independentemente do dispositivo que o use. Algo que a Google poderá modificar facilmente no futuro com uma simples atualização.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos lança nova funcionalidade para impedir que percas fotografias para sempre!
  • Android 11: assim será o menu do "botão desligar"! Uma enorme mudança!
  • Google fez asneira! Atualização do Android 11 Beta começa a chegar aos Google Pixel!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.