Com o Gemini a ser uma visão cada vez mais comum nos smartphones Android, a Google está a repensar a forma como este opera nos smartphones. Para isso, ela está já a testar uma nova mecânica para simplificar a interação com a IA.
Gemini vai receber uma ferramenta de multitasking muito útil
Atualmente, ao invocar o Gemini, este surge em sobreposição sobre o que estiveres a fazer no smartphone. Caso queiras voltar à app que estavas, tudo o que fizeste com esta IA desaparecerá.
Com a introdução da versão beta 16.51.52.sa.arm64 da app Google, a empresa americana mudou este comportamento. Tal como avança a Android Authority, o utilizador poderá agora voltar ao que estava a fazer antes enquanto o Gemini processa o seu pedido.
O vídeo que podes ver acima exemplifica a nova forma de operação do Gemini no Android. Ao invés da sobreposição habitual, ele ficará agora num pequeno ícone flutuante enquanto processa o teu comando.
Enquanto isso, podes continuar a ver as tuas redes socias, um vídeo no Youtube, navegar na web ou o que bem entenderes. Quando a resposta estiver pronta, receberás um alerta.
Poderás ver a resposta que desejavas, voltar ao que estavas a fazer e regressar novamente ao Gemini de forma simples. Quando terminares a tua interação com o Gemini, bata fazer um deslize para trás para dispensar a IA.
Esta nova forma de operação vem melhorar significativamente a experiência daqueles que gostam de fazer várias coisas em simultâneo no seu smartphone. É uma melhoria significativa para o multitasking do Android envolvendo finalmente a sua IA de eleição.
Até agora, a interação com o Gemini era um compromisso temporário, pois ao abandonares a sua sobreposição perdias todo o processo. Para teres uma experiência mais semelhante ao que a Google está a preparar, tens de usar a aplicação do Gemini para Android.
Como já referi, este novo comportamento ainda está em fase de testes. Não foi divulgada nenhuma previsão para a sua disponibilização para todos os utilizadores, mas desejamos que isso aconteça em breve.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
