A Google não para de fazer crescer o seu ecossistema de serviços de TV e vídeo e quer agora rentabilizar ainda mais este verdadeiro Universo que entra nas nossas casas, seja através do televisor, seja por meio de outros dispositivos com displays mais pequenos.
Com o novo Google TV Network a empresa pretende inundar de publicidade os canais de streaming gratuitos disponibilizados através da Google TV, aproveitando o número crescente de telespectadores que utilizam o seu serviço de TV e VOD.
Milhões de Google TVs e (muitos) mais milhões no YouTube
Para justificar o lançamento da sua TV Network, a Google indica existirem atualmente cerca de 20 milhões de dispositivos Google TV e Android TV OS ativos todos os meses.
Assumindo os cerca de 150 canais de streaming gratuitos ininterruptos incluídos na Google TV, a empresa considera que é um número mais do que suficiente para os anunciantes direcionarem os seus investimentos.
Estes FAST Channels (de Free Ad-Supported Streaming TV) estão a conquistar cada vez mais utilizadores, sobretudo porque permitem obter um serviço semelhante às plataformas por cabo, mas sem pagamento de mensalidade.
No caso da Google TV, a Google indica dados do mercado norte-americano para confirmar esta tendência: em cerca de 60% dos lares nos EUA já se consome FAST channels, com os espectadores dos canais gratuitos a assistem, em média, 75 minutos por dia.
A este tipo de serviços, a Google acena ainda aos anunciantes com os 150 milhões de espetadores ativos mensais no YouTube, alargando assim o alcance da Google TV Network ao ecossistema de publicidade das plataformas Google Ads e Google Display & Video 360.
O comunicado da Google destaca ainda o facto de a Google TV estar já instalada de origem em dispositivos com capacidade de streaming como os televisores da Sony, Hisense e TCL, ou no Google Chromecast.
Para já, em termos oficiais, não existe indicação da disponibilidade destes canais e destes serviços no mercado português.