A Google está a preparar o terreno para uma mudança na forma como os dispositivos Android interagem entre si. A novidade foi descoberta e partilhada pelo especialista em Android, AssembleDebug, na rede social X.
Esta promete facilitar a vida dos utilizadores ao permitir a partilha de ligação à internet e de chamadas entre smartphones, tablets e outros dispositivos Android. O objetivo final é o de transformar a experiência de uso no ecossistema Android.
Através dos novos serviços de conectividade cruzada, a Google planeia permitir que os utilizadores criem grupos de dispositivos. Entre estes será mais fácil partilhar passwords de Wi-Fi, pontos de acesso e até mesmo chamadas de vídeo entre eles. Esta funcionalidade vai simplificar a gestão de múltiplos dispositivos dentro do mesmo ecossistema e abre portas para uma interação mais fluida e integrada.
Com uma interface de configuração intuitiva e a possibilidade de controlar detalhadamente quais as funcionalidades a partilhar, os utilizadores podem esperar um nível de personalização e segurança adequado às suas necessidades. A Google deve assegurar que o processo de adição de dispositivos ao grupo requer a confirmação manual em cada dispositivo. Só assim existe uma camada adicional de segurança contra ligações não intencionais ou maliciosas.
A interface dos serviços de conectividade cruzada já está disponível para desenvolvedores. Mas o grande público ainda terá de aguardar pelo anúncio oficial e pela disponibilização das funcionalidades. Existem indícios de que a Google poderá revelar estes serviços na próxima atualização de março. A expectativa está na introdução oficial de todas as novidades testadas na versão Android 14 QPR2.