A funcionalidade Now Playing (Agora a Tocar, em Portugal) é exclusiva dos smartphones Google Pixel e permite identificar automaticamente músicas que estejam a tocar nas proximidades, mesmo em segundo plano. Integrada no Android System Intelligence, a ferramenta é uma alternativa direta ao Shazam para muitos utilizadores.
No entanto, por não funcionar como aplicação autónoma, o Now Playing, que em julho recebeu uma importante atualização, tem estado dependente das atualizações do sistema, o que limita a introdução de novas funcionalidades.
Google prepara aplicação independente do Now Playing
Como dá conta o 9to5Google, que analisou o código, a versão B.21 do Android System Intelligence mostra a possibilidade da Google transformar o Now Playing numa aplicação dedicada.
Entre os textos identificados, destaca-se uma mensagem clara dirigida aos utilizadores: "O Now Playing tem uma nova casa. As suas definições, histórico de música e outras funcionalidades podem ser encontradas na aplicação dedicada".
Outra referência aponta para um redirecionamento para a Play Store, sugerindo que a instalação poderá ser feita de forma separada.
A futura aplicação deverá apresentar um novo ícone, diferente do atualmente visível no widget de histórico do Now Playing no ecrã inicial dos Pixel.
Quando será lançada?
Quanto ao lançamento, a mesma fonte aponta para uma possível chegada já no próximo mês, integrada no Pixel Feature Drop e na atualização QPR3 do Android 16. Ainda assim, a data não foi oficialmente confirmada pela Google.
Uma das novas funcionalidades que poderão surgir é a sincronização do histórico de músicas entre vários dispositivos Android, deixando de ficar limitada ao equipamento onde a faixa foi identificada.