Google prepara alternativa ao AirDrop e já podes ver como funcionará (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a desenvolver um serviço de partilha de ficheiros chamado Nearby Sharing, semelhante ao AirDrop da Apple. Depois de muito tempo sem notícias sobre esta funcionalidade, o pessoal da XDA Developers dá-nos um primeiro olhar ao serviço.

Num pequeno vídeo hands-on publicado por este popular fórum, podemos ver o Nearby Sharing em funcionamento. Tal como documenta este vídeo, nunca foi tão fácil partilhar ficheiros entre smartphones Android.

Nearby Sharing usa Bluetooth e Wi-Fi para partilhar ficheiros

Tal como pode ser visto no vídeo acima, a comunicação inicial entre os dispositivos será feita através do Bluetooth. Segundo é referido, o seu alcance é de cerca de 30 centímetros, uma margem aceitável.

Se a comunicação entre os smartphones é feita por Bluetooth, o envio e receção dos ficheiros será por Wi-Fi. Interessante é o facto de poderes usar os teus dados móveis para ajudar nesta partilha.

Uma vez ligados os equipamentos, o processo de partilha de um ou mais ficheiros será bastante simples. Basta carregares no ícone de partilha e escolher "Share nearby". Posto isto, os ficheiros chegarão ao teu equipamento bastante rápido.

Poderás escolher quem te pode enviar ficheiros com o Nearby Sharing

Dentro das definições deste serviço será possível escolher alguns filtros para o funcionamento do Nearby Sharing. Poderás escolher um lote específico de contactos com permissão para te enviar ficheiros ou simplesmente estar recetivo a qualquer um.

Será ainda possível ficar "escondido" dos restantes equipamentos Android das redondezas. Optando por esta opção, terás de aceitar manualmente qualquer tentativa de envio de ficheiros.

A versão do Nearby Sharing vista neste vídeo é claramente experimental. Não fica esclarecido se este serviço funcionará com qualquer equipamento Android ou se será um exclusivo Pixel.

A Google I/O irá decorrer novamente em maio e este poderá ser o palco escolhido pela tecnológica para revelar o Nearby Sharing ao mundo. Caso tal se verifique, todos os pormenores serão revelados nesse evento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung vai lançar serviço semelhante ao AirDrop da Apple
  • Google I/O já tem datas. Eis o que esperar do evento
  • Cavalo de Troia esconde-se dentro do Android desde 2015! Entende
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.