Google pode lançar preview do Android 15 esta semana

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Boas notícias para os fãs de Android. Ao que tudo indica, a Google vai lançar o primeiro Android 15 Developer Preview, ainda esta semana. Espera-se que o nome oficial do novo dispositivo seja "Android V" e é possível que o anúncio seja feito ainda esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

Como é que se soube desta possível data de anúncio? De acordo com o Android Central, foi feito um comentário em público, por parte de um dos desenvolvedores desta tecnologia nova, o que fez o público criar expectativas para a data em questão.

O "V" em "Android V" significa... gelado de baunilha

Android
Foto Ilustrativa Google (via Pexels)

Posto isto, no caso de te estares a perguntar porquê o "V" em "Android V", é preciso conhecer o passado da Google, que tem o hábito de, aos telemóveis, atribuir nomes de... sobremesas (sim, leste bem). Sendo assim, tal como refere esta e outras fontes de informação, o "V" significa "Vanilla Ice Cream", ou seja, gelado de baunilha. Pode parecer um pouco estranho para quem nunca ouviu falar deste conceito, mas enfim, é como dizem... as tradições são para se cumprir.

Desta forma, é bem provável que faltem horas, ou até mesmo minutos, para que se saiba algo mais acerca do novo Android V. Em relação aos seus recursos, já existem alguns rumores, ainda que se pense que a nova versão seja algo instável em relação a outras. Se assim será, naturalmente que não sabemos. Nada como esperar para ver.

Poderá ser o segundo grande anúncio da semana

No espaço de cerca de uma semana, poderá ser o segundo grande anúncio da marca, depois do Android 14 QPR3 Beta 1, de há poucos dias. É de recordar, ainda, que o dispositivo em questão chegou a apresentar, previamente, um Pixel Feature Drop, no mês de junho, que mostrou que a tecnologia referida trará novos recursos para dispositivos Pixel.

Por enquanto, resta-nos aguardar, mas se formos a ver a linha cronológica, tudo bate certo. Isto porque em 2022 e 2023, os Android 13 e 14 foram lançados, respetivamente, a 8 e 10 de fevereiro. Trata-se de uma altura bastante próxima a esta. Ainda assim, há que aguardar (esperemos que pouco) para ver.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.