À semelhança do Spotify, a Google está a investir mais na sua plataforma de podcasts, Google Podcasts. De acordo com o AndroidPolice, a aplicação para telemóveis começou a dar recomendações personalizadas, num novo separador intitulado "Recomendados".
Dentro desse separador, o Google Podcasts vai começar a selecionar e curar os conteúdos mais ouvidos e dar recomendações com base nos gostos do utilizador. É algo que acontece com várias aplicações de conteúdo como o próprio YouTube, também propriedade da Google.
Estas não são apenas recomendações de um simples podcast mas de episódios específicos, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Este tipo de selecção super personalizada é um toque que pode ajudar o Google Podcasts a tornar-se mais atrativo para utilizadores, novos e existentes.
É importante salientar que esta função pode não estar disponível para todos. Como é costume, a Google tem o hábito de lançar a "conta-gotas" estas atualizações para testar e só posteriormente começa a enviar em massa para os utilizadores. Seja como for, não deixa de ser uma novidade bem-vinda para a plataforma.
Apple Podcasts e Spotify continuam a ser as plataformas de eleição
De acordo com a plataforma de hosting de podcasts Anchor, a Apple Podcasts retém 52% dos ouvindos deste tipo de conteúdo, dominando a quota de mercado neste segmento. O Spotify fica em segundo lugar, com 19% de quota de mercado.
Já o Google Podcasts ainda tem um longo caminho a percorrer com 0.9% de fatia de mercado. Aplicações como Stitcher e Overcast continuam a dominar o terceiro e quarto lugares com 4.6% e 1.5%, respetivamente.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Pixel 4 é um dos melhores smartphones Android em qualidade de som
- Atenção! Bug no Android está a frustrar utilizadores que usam o código PIN
- Google Chrome para Android vai receber popular funcionalidade do Google Fotos!