Google Play Store recebe o VLC 3.0 com suporte para Chromecast

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É um dos media players ou programas de multimédia mais utilizados no planeta. Facilmente reconhecível pelo seu ícone laranja. Em forma de cone de sinalização, o VLC 3.0 chega agora à Google Play Store. Chega repleto de novidades e já inclui o suporte para o dispositivo Google Chromecast.

Mas...o que é que isto significa para o utilizador comum? Bom, no mês passado uma das mais antecipadas funcionalidades para o VLC 3.0 na sua versão para Android chegaria à versão Beta. A versão de testes. Agora, recebe uma das maiores atualizações desde 2012 e temos aqui boas novidades.

Vê ainda: tore para o teu Android

Além das típicas correções de erros. O VLC 3.0 chegou agora à Google Play Store e à Web com o mesmo número de versão. Em primeiro lugar a empresa responsável pelo seu desenvolvimento decidiu uniformizar a versão mobile e a versão que utilizamos nos nossos computadores.

Daqui em diante tanto a versão na Google Play Store como a versão que podes descarregar para o teu PC terão o mesmo número. Todavia, a maior novidade que chega agora ao VLC 3.0 é o suporte nativo para o Google Chromecast.

Google Play Store já conta com o VLC 3.0 - suporte para Chromecast

Esta nova função está agora presente em todas as versões do programa / aplicação ao passo que até agora só estava disponível na versão beta, na Google Play Store. Ora, caso o codec de media que estiveres a tentar reproduzir for nativamente suportado pelo Chromecast o teu dispositivo servirá como uma fonte de conteúdo. Essencialmente servirá como um servidor de streaming. Por outro lado...o teu dispositivo móvel será obrigado a fazer o transcode e a enviar os dados (stream) ao mesmo tempo. Algo que sem dúvida terá um forte impacto na autonomia de bateria.

E caso se estejam a perguntar porque é que o VLC 3.0 demorou tanto tempo até ter suporta para o Google Chromecast...existem boas razões para tal. O VLC é totalmente open source, ao contrário do SDK do Chromecast. Ora, a VideoLAN (os programadores responsáveis pelo VLC) decidiram criar as suas próprias ferramentas em vez de utilizar as da Google.

Para além do suporte para o Chromecast, na nova versão temos também um melhor suporte para o Chrome OS. Apresenta também melhorias para a Samsung DeX e várias correções de erros para o Android. Poderás descarregar AQUI a aplicação na Google Play Store.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Huawei distinguida pelo design dos seus produtos – Prémios iF Design 2018

alaxy S9. O que esperar da nova DeX Pad?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.