Google Play Store será sinónimo de mais velocidade para smartphones Android

Rui Bacelar
Comentar

A todos os smartphones Android equipados com processadores da Qualcomm, compatíveis com a nova implementação dos serviços Google Play, há uma incrível novidade a caminho. Mais que nunca, será extremamente importante manter o smartphone atualizado.

Isto porque através da Google Play Store serão distribuídas atualizações de software que aumentarão a velocidade do smartphone. Sim, a Play Store será mais que uma loja de aplicações e jogos, entregando atualizações da API Neural Network da Qualcomm.

Telefone mais rápido com as atualizações distribuídas pela Google Play Store

Qualcomm Snapdragon

Mas, afinal, o que é a Neural Networks API? De acordo com gigante tecnológica, a API Android Neural Networks (NNAPI) é desenvolvida para executar operações com uso intenso de recursos computacionais para machine learning em dispositivos Android.

Esta API está disponível em todos os dispositivos com o Android 8.1 (API de nível 27) ou versões mais recentes. Na prática, são algoritmos complexos que integram vários aspetos e camadas do sistema operativo Android no sentido de o agilizar.

Sem que o utilizador se aperceba, é a Inteligência Artificial em ação. São os mecanismos, hábitos e padrões de uso que o telefone regista com base no input do utilizador para assim agilizar várias tarefas e, também esta API, é periodicamente atualizada.

O smartphone Android ficará mais rápido ao ser atualizado

Esta componente oculta que torna o sistema mais veloz, mesmo sem que o utilizador se aperceba, poderá agora ser atualizada de forma simples, rápida e acessível a todos os smartphones Android compatíveis. As atualizações chegarão via Google Play Store.

Desse modo, caso os programadores apliquem algumas alterações significativas ao sistema de processamento neural, ou qualquer outra atualização significativa da API, as novidades chegarão assim de forma rápida ao utilizador do dispositivo em questão.

A medida foi anunciada pela Qualcomm, que também já usa uma implementação similar par manter os drivers da GPU atualizados. Assim, através deste mesmo canal, o utilizador receberá um reforço periódico para estes algoritmos de processamento.

São ótimas notícias para os utilizadores Android

Qualcomm Snapdragon

Até ao momento só ao comprar um novo smartphone, ou receber uma atualização geral do sistema é que este componente era atualizado. Agora, a Qualcomm e a Google dão-nos atualizações da API Neural Networks com maior periodicidade.

Ao não terem que esperar por uma atualização geral do firmware do smartphone / tablet, as melhorias poderão ser implementadas logo que estejam prontas. Chegarão, assim, através da Google Play Store sem que o utilizador se tenha de preocupar com nada.

Tal como aponta a Qualcomm, dois dos serviços que beneficiam grandemente desta API, e das respetivas melhorias, são o Google Maps e a Assistente Google. Desse modo, os utilizadores terão direito a mais atualizações de forma mais expedita.

Por fim, a Qualcomm não precisou quando é que este sistema de atualizações será implementado, mencionando apenas "no final deste ano".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.