Google Play Store: remove já estas 2 aplicações que estão a fazer o teu smartphone lento

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Gosto de dizer que a Google Play Store é um local mágico. É graças às aplicações que o nosso smartphone é inteligente. Contudo, nem todos os desenvolvedores estão no negócio para facilitar a vida aos utilizadores.

Estas duas aplicações não só tem Adware (publicidade escondida) como também rebenta com a autonomia do teu smartphone como os dados da internet.

Aplicações tinha mais de 1.5 Milhões de downloads na Google Play Store

As aplicações com o nome de "Idea Note: OCR text Scanner, GTD, Color Notes" e " Beuty Fitness: daily workout, best HIIT coach" são as Apps responsáveis por tais problemas.

De acordo com as informações da ArsTechnica estas Apps tinham adware instalado e foram removidas da Google Play Store por fraudarem a forma como ganhavam dinheiro.

Contudo, mesmo removidas da Google Play Store não significa que saiam do teu smartphone. Ou seja, terás de as apagar manualmente para ficares protegido.

O que faziam estas aplicações ao teu smartphone

De forma simples, estas Apps abriam publicidade sem que que visses. Logo depois simulavam o clique nessa publicidade e ficavam uns segundos na página dessa mesma. Isto tudo sem que tivesses noção do que estava a acontecer.

Foi também reportado que as aplicações lançavam notificações assim que instaladas e depois de clicar nessa notificação a tal magia acontecia.

Os desenvolvedores foram retirados e banidos da Google Play Store em conjunto com todas as suas aplicações, ainda assim, como referi, é possível que ainda as tenhas no teu smartphone.

A Google continua à procura de aplicações com este tipo de problemas e o problema é que não são fáceis de encontrar. Os desenvolvedores tem sabido esconder o código e inventado novas formas de enganar o processo automático da Google. Certamente por isso é que estes desenvolvedores são normalmente apanhados por utilizadores que consideram comportamentos estranhos do smartphone assim que instalam as Apps.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 4: compra a nova smartband da Xiaomi por menos de 30€ (promocode limitado)
  • Este smartphone da Infinix tem uma super bateria e tripla câmara por menos de 90€
  • Nokia, Samsung e Xiaomi são as marcas que mais smartphones atualizados têm!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.