Google Play Store: remove já estas 2 aplicações que estão a fazer o teu smartphone lento

Filipe Alves
Comentar

Gosto de dizer que a Google Play Store é um local mágico. É graças às aplicações que o nosso smartphone é inteligente. Contudo, nem todos os desenvolvedores estão no negócio para facilitar a vida aos utilizadores.

Estas duas aplicações não só tem Adware (publicidade escondida) como também rebenta com a autonomia do teu smartphone como os dados da internet.

Aplicações tinha mais de 1.5 Milhões de downloads na Google Play Store

Aplicações afetadas no teu smartphone na Google Play Store

As aplicações com o nome de "Idea Note: OCR text Scanner, GTD, Color Notes" e " Beuty Fitness: daily workout, best HIIT coach" são as Apps responsáveis por tais problemas.

De acordo com as informações da ArsTechnica estas Apps tinham adware instalado e foram removidas da Google Play Store por fraudarem a forma como ganhavam dinheiro.

Contudo, mesmo removidas da Google Play Store não significa que saiam do teu smartphone. Ou seja, terás de as apagar manualmente para ficares protegido.

O que faziam estas aplicações ao teu smartphone

Google Play Store 2 aplicações remover do smartphone

De forma simples, estas Apps abriam publicidade sem que que visses. Logo depois simulavam o clique nessa publicidade e ficavam uns segundos na página dessa mesma. Isto tudo sem que tivesses noção do que estava a acontecer.

Foi também reportado que as aplicações lançavam notificações assim que instaladas e depois de clicar nessa notificação a tal magia acontecia.

Os desenvolvedores foram retirados e banidos da Google Play Store em conjunto com todas as suas aplicações, ainda assim, como referi, é possível que ainda as tenhas no teu smartphone.

A Google continua à procura de aplicações com este tipo de problemas e o problema é que não são fáceis de encontrar. Os desenvolvedores tem sabido esconder o código e inventado novas formas de enganar o processo automático da Google. Certamente por isso é que estes desenvolvedores são normalmente apanhados por utilizadores que consideram comportamentos estranhos do smartphone assim que instalam as Apps.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.