Google Play Store recebe nova secção de privacidade que vais gostar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google começou a disponibilizar uma nova secção na sua loja de aplicações, a Play Store. Apelidada de Secção de Segurança de Dados, aqui os utilizadores terão maior controlo sobre a privacidade dos seus dados.

Após a implementação do painel de privacidade no Android 12, a Google dá mais um passo de clarificação das permissões concedidas às apps. Agora, essa avaliação poderá ser feita ainda antes da sua instalação no smartphone.

Secção de Segurança de Dados é a nova opção de privacidade da Play Store

A disponibilização da Secção de Segurança de Dados já começou e os utilizadores começarão a vê-la na Play Store em breve. Já para os programadores, estes terão até 20 de julho para preencher todas as informações solicitadas.

Google Play Store

O objetivo desta nova secção é fornecer aos utilizadores, de forma simples e concisa, informações acerca do tratamento dado aos seus dados. Além de ficarem a saber quais as permissões requisitadas pelas apps, saberão em que cenários esses dados serão utilizados.

Um dos pontos de maior interesse na Secção de Segurança de Dados é saber se as nossas informações serão partilhadas com terceiros. Ademais, será possível aferir os métodos utilizados pelos programadores para garantir a segurança dos nossos dados.

Neste local, os criadores de aplicações serão convidados a partilhar as seguintes informações:

  • Se o programador recolhe dados e qual a sua finalidade
  • Se o programador partilha dados com terceiros
  • As práticas de segurança da aplicação, como criptografia de dados em trânsito e se os utilizadores podem solicitar que os dados sejam excluídos
  • Se uma app qualificada comprometeu-se a seguir a Política para famílias da Google Play para melhor proteger as crianças
  • Se o programador validou as suas práticas de segurança com um padrão de segurança global

Tal como refere a Google no seu comunicado, as aplicações devem servir os consumidores sem comprometer a segurança dos seus dados. Com efeito, esta adição à Play Store é mais um esforço para reforçar os poderes dos utilizadores sobre a forma como as suas informações são geridas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.