Google Play Store prepara mudanças! Finalmente nunca mais perderás um pré-registo!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

São muitas as aplicações na Google Play Store que chegam à loja de aplicações como "pré-registo". Ou seja, a aplicação foi lançada mas ainda não está disponível para instalação.

O máximo que consegues fazer é registar o teu email e assim que a aplicação esteja disponível para instalação recebes uma notificação a dizer que está pronta a instalar.

Google Play Store revela "instalar assim quando disponível"

Por isso mesmo a Google prepara uma nova funcionalidade na Google Play Store que dará aos utilizadores de clicar num botão que diga "instalar assim que disponível". Este botão aparecerá em vez do "pré-registo" que temos neste momento.

Como seria de esperar, assim que a aplicação está pronta a ser instalada, o teu smartphone automaticamente instala a aplicação e de forma mágica vai aparecer no teu ecrã.

Esta é uma forma perfeita para instalar Apps que ainda não estão disponíveis. Quantas foram as vezes que cliquei no pré-registo e esqueci-me totalmente de a instalar quando estava disponível.

Embora recebesse a notificação, naquela altura podia até não ser a melhor ocasião para a instalar porque estava ocupado com outras tarefas. Com esta nova funcionalidade, nunca mais terás esse problema.

Quando chegará a nova funcionalidade

A funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores que usam a versão 19.8.15, contudo, ao que parece é uma atualização de servidor. Ou seja, nada te garante que a funcionalidade estará no teu smartphone mesmo com a versão correta instalada.

A Google Play Store tem vindo a crescer seriamente nos últimos anos. A importância das aplicações nos smartphones é tremenda e é bom ver que a Google continua a evoluir um serviço que precisa de ser melhorado. Resta-nos saber quando é que a empresa vai olhar de forma mais detalhada para os desenvolvedores que continuam a criar aplicações de malware e conseguem lançar as suas Apps para a loja de aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 4: utilizadores vão adorar a nova funcionalidade da smartband
  • Xiaomi Pocophone F2 Pro: estes serão os preços do smartphone em Portugal (Exclusivo)
  • Gmail ganha uma nova funcionalidade que só a Google o consegue fazer!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.