Google Play Store ganha novo visual e novas funcionalidades no Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google Play Store é a loja de aplicações oficial do sistema operativo Android e, tal como avança a Material Design" que já tem sido aplicada à grande maioria das plataformas e serviços da Google.

Vê ainda: d

Agora, depois de várias atualizações da sua loja oficial - que poderás Instant App.

Apps instantâneas da Google Play Store para o teu Android

Cumpre salientar que de momento esta novidade está apenas disponível em algumas aplicações (apps) selecionadas como a do jornal Skyscanner e poucas outras. Contudo, será uma questão de tempo até mais Apps disponibilizarem esta possibilidade ao utilizador.

A Google apresentou pela primeira vez estas Apps instantâneas ou Android Instant Apps - o serviço que permite a utilização parcial de Apps também via Chrome - na sua conferência Google I/O 2016. A sua distribuição tem sido extremamente lenta pois já se passou mais de um ano e ainda se contam pelos dedos as Apps a providenciar esta opção.

Em janeiro passado a gigante tecnológica anunciou que mais de 500 milhões de dispositivos já tinham acesso a esta nova funcionalidade mas a verdade é que só agora, em finais de 2017 é que ela começa a ser mais divulgada. Eis um exemplo:

As novidades vão além deste novo botão "Testar agora" e chegam também ao design da própria loja. Isto será uma pequena surpresa para quem já estivesse habituado aos verdes e brancos que predominam ao longo de toda a loja.

Contudo, o novo design, tal como já tínhamos avançado Gmail.

Mudanças visuais na Google Play Store

As regras em questão vão além de sugerir que os programadores / desenvolvedores não criem "abas dentro de abas" nos menus das suas Apps para que a navegação e utilização das mesmas não se torne, porventura, confusa. E o que é que a Google Play Store vai implementar?

Exato, menus dentro de menus na sua nova cara. Prestemos atenção às sub-categorias quando escolhemos ou selecionamos as categorias gerais dentro da loja oficial de Apps para Android.

Dentro destas sub-categorias teremos a “Página Inicial”, “Jogos”, “Filmes” e outras sub-categorias. Estas novas guias que sub-dividem estas áreas vão, por sua vez, levar os utilizadores para as listas com as 10 melhores Apps dentro da Google Play Store, as escolhas dos editores, as mais populares, as tendências, etc.

O reforço da segurança e o dinamismo da sua App são algumas das prioridades para a Google Play Store

Para verificares se tens acesso às Instant Apps vai a Definições - Google - e se já tiveres acesso a esta funcionalidade terás uma nova aba para as Instant Apps ou aplicações instantâneas.

Há algumas semanas atrás a gigante tecnológica também revelou que o seu mecanismo de inteligência artificial / machine learning estava cada vez mais eficaz no reconhecimento e eliminação de malware (software malicioso) incluído nas aplicações presentes na sua loja oficial.

A revelação foi feita por aqui, na 4gnews.

E as recompensas para quem encontrar falhas nas Apps?

Por último, a Google Play Store também tem um novo programa de recompensas que foi ontem implementado pela gigante tecnológica com sede em Mountain View, California, para que os desenvolvedores / programadores independentes possam ajudar a empresa a reforçar a seguranças das Apps (aplicações) presentes na sua loja oficial com este “Google Play Security Rewards Program” ou Programa de Segurança da Google Play.

Na prática, ao abrigo deste programa de recompensas os peritos de segurança e desenvolvedores / programadores independentes serão encorajados a procurar vulnerabilidades nas Apps mais populares do Android.

Poderão submeter os relatórios de problemas / falhas aos respectivos programadores da Apps para que estes possam rapidamente corrigir os lapsos. Quando esta submissão for verificada, o trabalho destes peritos será bem recompensado, tal como podem ler aqui, na 4gnews.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, que mudanças gostarias de ver implementadas na Google Play Store no decurso dos próximos meses?

Outros assuntos relevantes:

d?

Tenho um Windows 10 Mobile. Devo trocá-lo por um iPhone?

5 dicas a ter em conta para melhorar a tua Segurança na Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.