Google Play Store: Mais de 1000 Apps acedem à tua localização mesmo quando não queres

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Está na hora do sistema Android ficar um pouco mais seguro! Um relatório da International Computer Science Institute (ICSI), concluíram que mais de 1000 Apps na Google Play Store (num total de 88 mil estudadas) acedem à tua localização e permissões mesmo quando dizes que não queres.

Ou seja, quando instalas uma aplicação de "edição de fotos" e te pede para aceder à tua localização e simplesmente negas. Estas Apps estudadas, conseguiam aceder à mesma a essa localização mesmo tu dizendo que não. Isto porque iam por canais diferentes.

Pode-se ler logo no início do extenso relatório "Plataformas modernas para smartphones implementam permissões baseadas em permissões. Modelos para proteger o acesso a dados confidenciais e recursos do sistema. No entanto, as aplicações podem contornar o modelo de permissão e obter acesso a dados protegidos sem o consentimento do utilizador usando canais ocultos e secundários".

Como é que as Apps acedem a informações que negaste

Segundo as informações, as aplicações quando lhes era negado por exemplo a localização, a App ia "vasculhar" noutras aplicações essa mesma informação para conseguir ter noção onde é que o utilizador anda.

Ademais, algumas delas acediam à rede Wi-Fi para conseguir ter esta localização. Ou seja, não acedia diretamente à localização do smartphone (porque o utilizador disse que não), porém, acedia à localização da rede sem fios que o utilizador se conectava e tira essa informação à mesma.

De acordo com Serge Egelman, diretor da ICSI, a Google foi notificada destas aplicações ao qual a empresa confirmou que a atualização do Android Q iria acabar com este tipo de "desvios" para os desenvolvedores.

Google Play Store está inundada com estas Apps

O problema é que nem todos os utilizadores terão o Android Q instalado e continuamos sem ver uma mão firme da Google na Google Play Store. Se mais de 1000 aplicações foram apanhadas a ter este tipo de atitude em 88 mil Apps, consegues imaginar a percentagem quando se analisam milhões de aplicações?

Infelizmente as aplicações não foram reveladas, porém, não fiques triste. De acordo com as informações da ICSI todas essas aplicações serão desmascaradas nas próximas semanas com um relatório ainda mais detalhado sobre a situação. Fica atento porque garantidamente iremos voltar a abordar este assunto.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Android: Já podes ser o primeiro a receber as novidades!
  • Design do Google Pixel 4 XL voltará a desiludir (vídeo)
  • Anúncio da Apple reforça como o Face ID é melhor que o Touch ID (vídeo)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.