Google Play Store já tem o "Modo escuro" para todos! Sabe como ativar no teu smartphone

Filipe Alves
1 comentário

Chegou o "Modo escuro" ou "Dark Mode" na Google Play Store para todos os utilizadores. Até ao momento, a funcionalidade estava apenas disponível para aqueles com o Android Pie ou Android 10 no smartphone (depende do fabricante).

Contudo, a Google acredita que todos os utilizadores merecem ter o Dark Mode na sua aplicação da Google Play Store e decidiu ativar a funcionalidade para todos os equipamentos com Android 5.0 e superior. Ou seja, a grande maior parte no mercado.

Como ativar o "Modo escuro" na Google Play Store do teu smartphone

📢📢 #DarkTheme on Google Play is now available on any @Android device! Flip the switch from ⚪ ➡️ ⚫ in your Play Store settings. pic.twitter.com/fR0W1WT6jd

— Google Play (@GooglePlay) 11 de março de 2020

A funcionalidade está nas definições da aplicação. Porém, antes disso, confirma que tens tudo atualizado. É possível que ainda não vejas a definição porque a funcionalidade está a chegar aos smartphones de forma faseada. Ainda assim, garantido pela Google, a todos os equipamentos Android com 5.0 e superior.

  • Abre a Google Play Store
  • Clica nos 3 traços no canto superior esquerdo
  • Abre as "definições"
  • Seleciona "Tema"
  • Seleciona "escuro"

Podes também escolher a funcionalidade para mudar quando o teu smartphone está em modo escuro. Todavia, vale a pena frisar que ainda há modelos que não receberam a atualização do seu fabricante com esta característica. Dessa forma, se selecionares "escuro" ficará ativo sem te preocupares.

Vantagens do "Modo escuro" nas aplicações

Dark Mode 4gnews

  • Poupa mais bateria no smartphone
  • Não magoa os olhos em utilização noturna
  • Um design diferente do normal

O Dark Mode (ou Modo escuro) começa a chegar a mais aplicações e as suas vantagens estão à vista. Pessoalmente até prefiro ter o design mais "claro". Mas o consumo de bateria faz uma diferença tão grande que não tenho outra opção senão ativar a funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.