Google Play Store: já podes escolher quando usar o Dark Mode

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Dark Mode já se encontra presenta na Google Play Store há algum tempo. Contudo, a forma como está implementado pode não agradar a todos, visto estar dependente da restante interface do sistema operativo.

Para colmatar este cenário, a Google vai finalmente incluir a opção para ativar ou desativar o Dark Mode na Play Store. Isto significa que só usarás este modo escuro ou o modo claro quando te apetecer.

Google dá maior controlo aos utilizadores sobre o Dark Mode na Play Store

Atualmente, é possível usar o Dark Mode nesta loja de aplicações apenas se o restante sistema operativo estiver a usar a mesma definição. Ou seja, se estiveres a usar o modo claro no Android, não poderás usar o modo escuro apenas na Play Store.

Tal como avança o Android Police, a loja de aplicações da Google passará a apresentar-se com o Dark Mode sempre que queiras, independentemente das restantes definições. Para isso, passará a existir uma opção para tal em Definições - Temas.

As opções permitir-te-ão escolher entre o modo escuro, claro ou consoante o sistema O último basicamente deixa as coisas como estão atualmente, ou seja, dependentes do modo que esteja definido ao nível do sistema,

Segundo o que avança a fonte, esta atualização será feita do lado do servidor e ainda nem todos têm acesso à mesma. Não existe uma APK que possamos disponibilizar para poderes ter acesso imediato a esta funcionalidade.

Não está ainda claro se esta opção será válida para qualquer smartphone ou apenas para os que corram o Android 9 e acima. Se usas uma destas versões, é garantido que terá direita a esta opção. Caso contrário, é esperar para ver.

Vantagens do Dark Mode

O Dark Mode estabelece o preto como cor predominante na interface de uma aplicação ou sistema operativo. Não só será mais amigo dos teus olhos à noite, como será uma forma de poupar um pouco mais de energia em equipamentos com ecrãs OLED.

Isto porque a natureza destes ecrãs faz com que apenas os pixels que apresentam cor sejam ligados. Isto implica que, quando tens o Dark Mode ativo, grande parte destes pixels estarão desligados e, consequentemente, o ecrã necessitará de menos energia para funcionar.

Estes dois pontos têm atribuído uma particular popularidade a este modo. Perante este cenário, são cada vez mais as aplicações que aderem ao Dark Mode.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook Messenger fica mais simples com mudança de design
  • Spotify tem um novo design. Conhece todas as mudanças
  • Android 10 chega aos smartphones da Realme com grande novidade
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.