aplicação Haven Google Play Store Android Edward Snowden 1
Cortesia de Edward Snowden para a publicação The Verge

Edward Snowden, famoso após ter revelado alguns dos planos da agência norte americana NSA encontrou-se este ano com a advogada Jacqueline Moudeina. A primeira mulher do Chade a exercer e uma das maiores defensoras dos direitos humanos. Aliás, foi graças aos seus esforços que o antigo ditador Hissène Habré sentiu o peso da justiça. Um senhor pouco simpático, responsável pela morte de 40 mil pessoas, bem como a escravatura sexual e violação. Por todos estes crimes foi condenado no Senegal, em 2016. Bom, voltemos à aplicação Haven e à Google Play Store.

Foi durante este seu encontro com Jacqueline Moudeina que Snowden revelou os seus planos para uma nova aplicação para smartphones. A aplicação chama-se Haven e promete tornar o teu dispositivo numa espécie de sensor de movimento. Caso alguém entre no teu quarto sem que tu saibas, ou caso mexam nos teus pertences ou invadam a casa a alguém. Caso tal aconteça esta aplicação que já chegou à Google Play Store vai avisar-te.

Vê ainda: 63 aplicações gratuitas na Play Store para o teu Android

Sinceramente espero que nunca precises de recorrer a esta aplicação mas, de qualquer forma, aqui fica. Snowden, durante uma entrevista ao The Verge confessou que Moudeina disse precisar urgentemente de algo assim. Agora. Rapidamente. Acrescentou ainda que existiam tantas outras pessoas em redor do mundo a necessitar de algo assim.

Aplicação Haven, desenvolvida por Edward Snowden já está na Google Play Store

Ora, agora na Google Play Store terás isso mesmo. Uma aplicação que faz isso mesmo. Basta instalares a Haven neste momento – tens aqui o link para o site oficial onde podes fazer o download.

Podes também descarregar aqui a aplicação Haven a partir da Google Play Store, ainda na fase beta. Já conta com mais de 100 mil instalações. Isto desde que chegou à loja oficial do Android no dia 21 de dezembro de 2017.

A aplicação Haven manda uma notificação para o teu smartphone pessoal no caso de o teu computador, seja portátil ou fixo, ter sido adulterado. Caso deixes o teu computador em casa, no escritório ou no hotel, tudo o que terás de fazer é deixar o teu smartphone secundário, com a aplicação aberta, em cima do computador. Assim que a Haven detectar algum movimento – luz ou movimento. Na prática, qualquer sinal de que alguém possa estar a vasculhar os teus pertences, a aplicação entrará em ação.

A Haven vai tirar fotos, vai gravar tudo o que se passa à sua volta e até anota (regista), mudanças na luz ou na aceleração. Em seguida vai-te mandar notificações para o teu smartphone principal. Nenhum destes dados é armazenado numa cloud e todas as notificações que receberes no teu smartphone principal são encriptadas. Ponta a ponta.

A aplicação Haven, apresentada por Edward Snowden:

Edward Snowden não utiliza um smartphone, telemóvel, tablet ou qualquer tipo de dispositivo móvel desde 2013. Contudo, recentemente tem dedicado bastante tempo a desmontar smartphone. A revelar os seus segredos. A estudar e modificar os seus circuítos internos. Com a ajuda de pequenas pinças e um microscópio o seu trabalho tem sido contínuo.

Aplicação Haven já pode ser descarregada através da Google Play Store

Mais recentemente, em 2016 colaborou com um conhecido hacker de hardware, de seu nome Andrew “Bunnie” Huang. Em causa estava o desenvolvimento de uma capa para smartphone.

Sim, uma capa para iPhone que monitorizava em tempo real todos os sinais que saíam do dispositivo. Chama-se Introspection Engine e alerta-te sempre que o dispositivo está a enviar sinais através da sua antena.

Edward Snowden é compreensivelmente e notoriamente cuidadoso com toda a tecnologia que o rodeia. Caso já tenham visto o documentário Citizenfour saberão ao que nos referimos. Aí, Snowden revela os cuidados cada vez mais extravagantes e as suas precauções diárias. Tudo isto perante a crescente ameaça da video-vigilância remota. Todo o cuidado é pouco.

aplicação Haven Google Play Store Android Edward Snowden 1
Edward Snowden segura um microfone de smartphone com um par de pinças.

Snowden tem motivos sérios para ter todas estas precauções. Até mesmo um pouco de paranóia. Contudo, através desta Haven, uma simples aplicação que pode ser instalada num smartphone antigo, quer melhorar a vida das pessoas. Até porque cada vez mais temos mais do que um smartphone cá por casa. Utilizar um deles para nos proteger com uma simples aplicação da Google Play Store é algo perfeitamente plausível.

Haven está ao teu dispor na Google Play Store

Hoje em dia a maioria dos smartphones possuem um total de 3 microfones. No futuro esse número pode até aumentar. Isto para não falar numa lista quase infindável de sensores. Desde o som, luz e movimento, o teu smartphone pode até medir as mudanças na pressão atmosférica. Os iPhone’s mais recentes conseguem fazer isso mesmo.

Nos últimos anos, Snowden interessou-se bastante pelos interiores dos nossos smartphones. Para conhecer o inimigo é preciso estudar aquilo que se tem pela frente. Foi exatamente isso que ele fez, com método, precisão e dedicação. Agora, qualquer pessoa pode usufruir desta aplicação. É gratuita e pode ser descarregada através da loja oficial do sistema operativo Android. A Google Play Store.

Aproveita, caso queiras testar esta app gratuita. Deixa-nos também o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5 também vai receber o Face Unlock do OnePlus 5T, mas porquê?

Samsung Galaxy S9 chegará com um novo carregador sem fios

MediaTek poderá fornecer modems LTE para a Apple em 2018

Viahavenapp.org
FonteThe Verge
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).