Google Play Store está mais preparada para ecrãs grandes. Vê o que muda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está apostada em otimizar as suas aplicações e serviços para dispositivos com ecrãs maiores. Agora, é a vez da sua loja de aplicações, a Play Store, receber uma mudança de design que a otimizará para este tipo de ecrãs.

As novidades preparadas pela Google foram pensadas para tablets e smartphones dobráveis. Graças às novidades que agora se observam, será possível tirar maior proveito de todo o espaço que estes equipamentos providenciam aos utilizadores.

Play Store

Play Store está mais preparada para tablets e smartphones dobráveis

A Google melhorou a experiência de utilização da sua loja de aplicações com um novo aspeto. Uma das principais novidades é a implementação de uma interface por colunas, possibilitando uma melhor utilização do espaço extra oferecido por ecrãs maiores.

Graças a esta novidade, os utilizadores poderão mais facilmente fazer comparações entre várias aplicações. Deste modo, será possível procurar e analisar aplicações concorrentes sem ter de recuar constantemente para outra app.

Pesquisa da Play Store também está mais otimizada

O motor de pesquisa embutido na Play Store não passará ao lado das novidades estéticas em questão. Conforme sucede noutras situações, aqui os utilizadores serão confrontados com uma interface em coluna.

Play Store

Com efeito, do lado esquerdo serão exibidos os resultados da pesquisa efetuada. Do lado direito temos as informações da aplicação selecionada, facilitando a visualização dos detalhes de cada uma.

Com o novo design chega também um novo sistema de ranking para os resultados das pesquisas efetuadas na Play Store. Doravante, a Google dará primazia às aplicações com uma interface otimizada para dispositivos com ecrãs maiores.

Play Store

Esta mudança pretende dar maior confiança ao utilizador de que aquela aplicação irá funcionar bem no seu equipamento. Uma opção pensada sobretudo para o segmento dos tablets, onde a falta de otimização é mais recorrente.

Temos ainda um novo sistema de avisos desenvolvido pela Google para aplicações com um funcionamento abaixo das expectativas. Apps com uma taxa superior a 8% de falhas ou falta de resposta serão destacadas pela Play Store.

Estas novidades serão distribuídas no decorrer das próximas semanas, por isso, poderá demorar algum tempo antes de chegar ao teu dispositivo. Segundo a Google, este é apenas o início de uma nova experiência da Play Store em equipamentos com ecrãs grandes.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.