Google Play Store está inundada de falsos emuladores para PS4 ou PS5

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é um repositório fantástico de aplicações para Android, porém, também comporta algumas apps ilícitas. Agora, queremos dar-te a conhecer um novo flagelo que evoca as populares consolas PlayStation como engodo aos utilizadores menos informados.

Uma simples pesquisa na Play Store por "PS5 emulador" ou "PS4 emulador " oferece alguns resultados que poderão enganar utilizadores mais desatentos. Nenhum destes é funcional e isso é o que queremos que retenhas com este artigo.

Play Store PlayStation emuladores

Não existe nenhum emulador legítimo para Android de nenhuma consola PlayStation

Esta é a forma mais simples e direta que temos para informar os nossos leitores de que esses pseudos emuladores não mais são do que um engodo. A Sony não disponibiliza nenhum emulador para Android de alguma das suas consolas.

Uma leitura mais atenta dos resultados oferecidos nos casos mencionados acima será suficiente para perceber que não será possível jogar jogos PlayStation no Android por esta via. Alguns deles chegam mesmo com designação de simuladores e não emuladores.

Estes simuladores não fogem ao seu nome e limitam-se a entregar uma interface semelhante ao das PS3, PS4 ou PS5 no smartphone dos utilizadores. Uma vez instaladas, elas não fazem nada.

Noutros casos, os utilizadores terão de procurar um pouco mais para perceberem o que realmente têm à frente. Seria necessário ir até ao fundo da descrição dessas aplicações para lermos que aquilo não irá correr jogos PlayStation.

Até agora, não temos relatos de aplicações deste género com malefícios para os utilizadores. A maioria tenta apenas servir-se da desinformação de alguns para arrecadar uns bons milhares de downloads. Daí que possam continuar presentes na Play Store.

Contudo, um maior mediatismo deste fenómeno poderá trazer gente mal intencionada para a equação. Estes poderão criar uma aplicação semelhante ao que agora expomos e incluir algum tipo de malware no interior e assim lesar quem a instalar no seu Android.

Existe um emulador legítimo para a PlayStation 3, mas apenas para PC

Chama-se RPCS3, trata-se de um emulador legítimo para a PlayStation 3, mas apenas funciona no PC. Este sim, oferece aos seus utilizadores a possibilidade de correr jogos dessa consola num computador.

Este é um projeto de código aberto e possui uma vasta biblioteca de jogos ao dispor dos seus utilizadores. Jogos que podem ser corridos sem grandes problemas nas plataformas Windows e Linux.

Para Android, no entanto, esse é um cenário que não se replica. Uma vez mais frisamos, não existe nenhum emulador PlayStation legítimos para Android, portanto, não caias nestas esparrelas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.