Google Play Store será a ponte para a escolha do teu browser no Android

Carlos Oliveira

Já informamos que a Google passará a dar o poder de escolha aos utilizadores europeus sobre o browser que pretendem usar no Android. Agora, sabe-se que a plataforma encarregue de tal será a Play Store.

A mais recente versão da sua loja de aplicações contém pedaços de código que nos dão essa pista. Nesses podemos ler referências inequívocas à escolha, por parte dos utilizadores, do seu browser e motor de pesquisa.

Browsers android

Sabemos assim que a Google Play Store será a responsável por este processo, mas não como tal se processará. Ou seja, ainda não é sabido se esta escolha será providenciada por via de um pequeno pop-up ou se por uma página que os utilizadores não poderão dispensar sem estar concluída.

Google Play Store será responsável pelo processamento da tua escolha

Esta possibilidade de escolha será oferecida tanto aos existentes como aos novos utilizadores do Android. Aí, serás notificado das aplicações já instaladas no teu smartphone e terás as indicações necessárias para definires, como padrão, a que bem entenderes.

Esta medida surge em consequência da multa aplicada pela Comissão Europeia à Google no valor de 5 mil milhões de dólares. A sua fundamentação é que a empresa de Mountain View estaria a violar as regras da concorrência no continente europeu.

Google Play Store

Visto que todos os smartphones Android vêm com o Chrome e a Pesquisa Google instalados por defeito, o consumidor não teria liberdade de escolha nesta matéria. Tal prática acabaria por ser desleal para toda a sua concorrência.

Assim, a Google passará a dar mais poder de escolha aos seus utilizadores europeus com a implementação desta possibilidade. Ao que tudo indica, poderemos escolher de entre o Google Chorme, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera e outros.

Isto é em tudo semelhante ao que a Microsoft teve de enfrentar em 2010. Aí, também a empresa de Redmond foi acusada pela Comissão Europeia das mesmas práticas com o internet Explorer. Daí em diante, sempre que instalamos o Windows no nosso computador, somos prontamente questionados sobre qual browser pretendemos usar.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.