Google Play Store: Dark Mode começa (finalmente) a chegar a alguns utilizadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está finalmente a lançar o Dark Mode para as suas aplicações a todo o gás. Ainda que tenha começado a 'onda' de atualizações há alguns meses, não conseguiu disponibilizar a popular característica para todas as suas Apps antes do lançamento do Android 10.

Depois de começar a disponibilizar ontem o Dark Mode para o Gmail, hoje foi a vez da Google Play Store começar a receber também o novo tema noturno. No entanto, de acordo com informações reveladas pelo XDA Developers, parece que nesta fase inicial está apenas a ser disponibilizado para um restrito grupo de utilizadores.

Apenas smartphones com Android 10 estão a receber o Dark Mode

Para já, parece que existem dois pré-requisitos para que os utilizadores se habilitem a receber o Dark Mode na Google Play Store. Precisam de ter um smartphone que já tenha uma versão oficial do Android 10, e a versão 16.6.25 da App.

Ainda assim, é importante realçar que estes são pré-requisitos, que ainda não garantem o aparecimento do Dark Mode.

Dark Mode da Google Play Store não vai ser ideal para ecrãs AMOLED

Tal como podemos ver nas imagens publicadas pelo XDA Developers, o Dark Mode da Play Store chega com um tom cinzento escuro, e não um 'verdadeiro preto'. Desta forma, não vai conseguir tirar proveito das capacidades dos ecrãs AMOLED, que permite economizar bateria quando é utilizada a cor preta.

No entanto, já era esperado que fosse utilizado um tom cinzento escuro, pois essa foi a escolha geral da Google para o Dark Mode em todas as suas aplicações. Teria sido interessante se além do modo cinzento escuro, incluíssem também um modo dedicado aos ecrãs AMOLED.

Como receber o Dark Mode para a Google Play Store no teu smartphone

Antes de mais, volto a realçar que além de existirem para já dois pré-requisitos essenciais, continua a não ser garantida a chegada imediata do Dark Mode à Play Store.

Se tiveres um dos smartphones que já receberam versões oficiais do Android 10, terás de confirmar que já tens também a mais recente versão da Google Play Store (v16.6.25). Depois de fazeres a atualização, passas a estar na lista de utilizadores que se qualificam para receber o Dark Mode nesta fase inicial.

Para os restantes utilizadores, esperemos que não demore mais do que algumas semanas para que seja lançado para todos os smartphones. Por isso, acredito que até ao final do mês todos os utilizadores ganharão acesso ao Dark Mode na loja de aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gmail para Android recebe finalmente o Dark Mode! (download APK)
  • Google Pixel 4 XL tem data de apresentação revelada em nova leak!
  • Google Fotos: menu combinado dá nova vida à gestão de fotografias
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.