Google Play Store: como encontrar as tuas apps na nova UI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google mudou o aspeto e organização da sua Play Store sem aviso. Ao abrirem a aplicação Google Play Store nos respetivos dispositivos Android repararão que a organização e interface da loja de conteúdos está diferente, também em Portugal.

As mudanças estavam em distribuição desde a semana passada, chegando gradualmente a mais regiões, sendo agora o nosso país contemplado com as alterações. Se não encontrarem as vossas "Apps e jogos" não se preocupem, mudaram de sítio!

A Google Play Store alterou a sua Interface (UI)

Google Play Store
Aspeto anterior da aplicação Google Play Store

Com efeito, temos uma nova organização dos menus, desaparecendo as três linhas horizontais que nos indicavam o ponto de acesso às definições da Store e às aplicações instaladas no nosso Android. Menu onde também podíamos ver as atualizações disponíveis.

De qualquer modo, assim que a atualização da Google Play Store chegar ao vosso dispositivo a mesma será instalada automaticamente (atualização server side), e ao abrir a mesma verão alguns avisos e cartões de informação a ser apresentados.

Até então, para acedermos aos "Os meus jogos e apps" bastava tocar no menu "hambúrguer", os três traços horizontais. Estava localizado na barra de pesquisa, no canto superior esquerdo. Entretanto, a tecnológica decidiu alterar este layout.

Esta é a nova forma de navegar na Google Play Store

Google Play Store
O novo layout na aplicação Google Play Store

Desapareceu o meu "hambúrguer" para dar lugar à barra de pesquisa plena. Note-se a alteração do ícone no canto superior esquerdo da aplicação. Assim que recebam esta interface a Google apresentará um cartão de aviso, dando conta das novidades.

De qualquer modo, para aceder ao menu "Os meus jogos e apps" basta seguir estes passos:

  • Abrir a aplicação Google Play Store
  • Tocar na fotografia da conta / perfil de utilizador
  • Localizar e aceder ao menu "Os meus jogos e apps".

É uma alteração súbita que pode não ser intuitiva e deixar o utilizador perdido, sem saber como pode ver as apps e jogos que tem instalados no telefone. A opção continua lá, mas terás agora que tocar na tua foto de perfil, no canto superior direito da app.

A nova organização estende-se às Definições da Play Store

Encontrarás aí os mesmos menus, opções e definições, estando agrupados de forma distinta. As alterações também mudaram o aspeto do menu Definições, notando-se uma melhor organização das opções disponíveis para o utilizador.

Em síntese, toda a Google Play Store está diferente. Esta foi uma das maiores alterações à interface da loja de apps e conteúdos para Android, podendo causar alguma confusão inicial nos utilizadores.

Sublinhamos, por fim, que a distribuição desta nova UI (interface) é feita de forma gradual e faseada pela própria Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.