Google Play Store: esta é a App mais descarregada nos dispositivos Android

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Todos os dias, quando abres a Google Play Store, és capaz de encontrar uma mão cheia de novas aplicações disponíveis e prontas a serem descarregadas. Algumas pagas, mas sendo a maioria gratuitas, milhões de aplicações chegam aos dispositivos Android através da Play Store, que desde há 5 anos para cá têm respondido às necessidades dos seus utilizadores.

Há, no entanto, uma aplicação que se destaca por estar no topo das mais descarregadas através desta plataforma. Não sendo difícil prever qual a aplicação em causa, é necessário referir que para estas contas apenas são contabilizadas as aplicações que são necessariamente obtidas através da Google Play Store, deixando de parte todas aquelas que vêm pré-instaladas nos dispositivos.

Ver ainda: LeEco Le Pro3 Elite é o novo lobo em pele de cordeiro

Assim sendo, a aplicação mais descarregada é, sem surpresas, o Facebook. A aplicação da rede social mais famosa do mundo é a mais utilizada por quem recorre à Google Play Store para instalar as suas aplicações. Não surpreende esta informação, dada a grande popularidade da rede social, que melhor é acedida nos smartphones através da sua aplicação.

Poucos prescindem deste software nos seus dispositivos móveis pessoais, apesar de, no passado, a mesma ter já sido fortemente criticada. Os números são bem claros no que toca ao sucesso da mesma. Desde a sua disponibilização, entre mil e cinco mil milhões de downloads são já registados nos dias de hoje, sendo complicado chegar a um número exato.

Estes valores estimados são, no entanto, mais do que suficientes para reconhecer à aplicação do Facebook a coroa das mais descarregadas da Play Store. E se esta não surpreende, também não ficarás chocado por saber que a segunda na classificação será o Facebook Messenger, que tal como o nome indica, também pertence à empresa de Mark Zuckerberg, apesar de ser há alguns anos uma aplicação independente.

Não sendo as melhores aplicações no que toca a optimização, também não se destacam pela levez na utilização, exigindo mais do terminal do que seria de esperar. A criação da aplicação secundária Facebook Lite é reflexo disso mesmo, servindo como uma segunda via para aqueles terminais que não têm a capacidade de correr de forma suficientemente fluida as aplicações principais.

Será possível um dia destronar o Facebook na Google Play Store? Deixa a tua opinião sobre esta possibilidade e sobre a aplicação nos comentários.

Outros temas relevantes:
Apple registou a maior fatia do lucro no mercado mobile em 2016
Moto G5 & Moto G5 Plus | A PERFEIÇÃO dos gama-média | Hands-on
Vernee Apollo Lite: Agora ao preço mais baixo de sempre!