Google Play Store: Aplicações maliciosas subscrevem serviços pagos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google Play Store até pode ser o local mais seguro para baixar as aplicações para o teu Android, porém, nem tudo é perfeito. A Google removeu milhares de aplicações da Play Store no ano passado por apresentarem de alguma forma malware para o utilizador.

As aplicações que agora estão a ser referidas não são um malware mas subscrevem serviços pagos ao utilizador. Obviamente uma preocupação para a Google e para todos os utilizadores com um smartphone Android no bolso.

Vê ainda: Youtube começa a receber uma das características mais pedidas

Os desenvolvedores das aplicações foram inteligentes, temos de admitir. Em vez de lançarem uma atualização com algum tipo de código que iria mais tarde subscrever o utilizador a algum tipo de serviço. Ou algum tipo de código que seria mais tarde removido pela Google, os desenvolvedores inventaram uma nova jogada.

A aplicação manda uma notificação ao utilizador que está disponível uma atualização. Contudo, aquilo é tudo menos uma atualização. Ao pressionar "continuar" o utilizador está a concordar e subscrever um serviço pago.

Google Play Store continua a ser o local mais seguro para baixares as tuas aplicações

Serviço subscrito como não funciona como o típico serviço pago por SMS, o utilizador não tem ideia onde está nem como o desativar.

Mas não te preocupes que para já este problema ainda não chegou a Portugal. O pessoal do Mcafee que descobriu o problema referiu que a situação está a apenas presente na Malásia e no Casaquistão.

Lista de aplicações afetadas

Mesmo assim, é uma lição para todos os utilizadores Android e para a Google. Os desenvolvedores arranjaram uma forma de dar a volta às vossas politicas de privacidade e segurança. O que pode a Google fazer para manter as aplicações da Google Play Store livres deste problema?

Ainda não sabemos em concreto mas é garantido que algo acontecerá. Fica atento para a atualização da aplicação "Play Store". A app normalmente chega para corrigir este tipo de problemas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei acredita que baterá mais um recorde de vendas em 2018

‘Mensagens Samsung’: Nova atualização tem um bug preocupante

tore

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.