Após a Game Developers Conference ter sido cancelada pelo COVID-19, a Google transmitiu o evento através do seu canal de YouTube, apresentando algumas novidades para programadores e eventuamente, utilizadores. Uma delas é a abertura de apps e jogos, que só é permitido quando a app é instalada por completo.
À semelhança de plataformas de jogos como Steam, a Google pretende implementar uma mudança: a possibilidade de abrir o jogo ou app antes da transferência terminar. Esta medida será implementada como parte de um novo sistema para incentivar programadores.
A função chama-se Google Play Asset Delivery, que faz uso do código existente na app para abrir a mesma enquanto os recursos são transferidos para o dispositivo do utilizador. Esta funcionalidade ajudará os programadores a reduzir custos de hospedagem e atualizações consequentes.
Esta função não é para ser confundida com o Google Play Instant, que permite ao utilizador "testar" o jogo sem o transferir por completo. É uma espécie de "trial" onde o utilizador tem acesso a uma amostra do jogo ou app.
Novas ferramentas da Google vão dar mais liberdades aos programadores
Além da implementação do Google Play Instant, os programadores vão ter acesso a um Android Studio mais completo. Programadores terão acesso a mais informação sobre a renderização dos jogos e o impacto na performance gráfica do equipamento.
Adicionalmente, algumas API (Application Program Interface) como Google Play Billing e a Android App Bundles serão colocados num pacote específico. Desta forma, programadores de jogos poderão incluir as funções de pagamento mais facilmente nos jogos, para as compras dentro da aplicação.
A Google decidiu também implementar mais suporte para programadores que utilizem o motor de desenvolvimento Unity. Programadores que utilizem o Unity vão conseguir implementar mais facilmente sistemas de pagamento externo, tendo acesso mais fácil a receitas geradas pela app ou jogo.
Editores 4gnews recomendam:
- Mensagens Google: SMS estão a desaparecer aos utilizadores
- Facebook e Instagram seguem Netflix e Youtube e limitam qualidade de vídeo
- Huawei Honor Play 9A é certificado e são descobertos os seus segredos