A Google quer que o Play Protect seja ainda mais seguro e está a preparar o lançamento de uma melhoria para este serviço.
A gigante de pesquisas está a atualizar este serviço para que as aplicações sejam verificadas, ao nível do código, em tempo real.
Google Play Protect vai fazer frente a ameaças mais sofisticadas
Na prática, esta melhoria do serviço vai permitir que o Google Play Protect faça frente a ameaças mais sofisticadas de malware que usam já a tecnologia de Inteligência Artificial.
Atualmente, o Google Play Protect verifica já todas as aplicações à procura de malware, antes e depois de estas serem instaladas. Mas, a partir de agora, vai fazê-lo ao nível do código, o que lhe permite fornecer uma eficiência maior contra ameaças mais complexas.
Como funciona a verificação em tempo real do Google Play Protect
Assim que o utilizador tentar instalar uma aplicação que nunca tenha sido verificada, o Google Play Protec vai sugerir que seja feita uma verificação, em tempo real. Esta operação vai extrair sinais importantes da aplicação, os quais vai enviar depois para a infraestrutura de back-end da Google para avaliação.
Depois de terminada a análise, o utilizador é notificado se a app é segura para instalação ou se, pelo contrário, representa um risco.
Este novo método de verificação é mais eficaz na deteção de malware mais sofisticado que já inclui tecnologia de Inteligência Artificial e que é mais difícil de ser identificado.
De acordo com a própria gigante de pesquisa, o novo recurso do Google Play Protect será disponibilizado, em primeiro lugar na Índia, sendo depois lançado de forma gradual nos restantes mercados do mundo.
Editores 4gnews recomendam: