Google Play Store Android poupar espaço
Experimentar aplicações e jogos sem os teres que instalar no teu dispositivo móvel Android? Sim, já é possível! ©9to5googlea

Google Play Instant, provavelmente já terás ouvido este nome na 4gnews. Trata-se do de uma iniciativa da Google que te permitirá fazer uma pré-visualização das Apps sem as teres que instalar no teu dispositivo móvel Android. Imagina que queres instalar um novo jogo mas não te apetece instalar já a App. Imagina que poderias abrir e ver o funcionamento da App sem a ter instalada no teu Android.

É exatamente essa a premissa da iniciativa Google Play Instant. Para já temos apenas 6 jogos que poderás experimentar dentro da Play Store sem teres que as descarregar para o teu smartphone. As apps arrancam instantaneamente a partir das suas respectivas páginas na loja oficial do sistema operativo Android. Tudo isto sem teres que ocupar memória interna do teu smartphone ou tablet.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 não está a ser tão bem recebido como o Galaxy S8

Podemos pensar na Google Play Instant como se uma demo da app se tratasse. Ao abrires a aplicação a partir da Play Store sem a instalares no teu Android vais ter uma pré-visualização da aplicação em si. Neste momento, segundo os exemplos da Google, abrir uma App através da Play Instant é simples, rápido e fluído. Um pequeno vislumbre, mais ou menos completo, do potencial de cada App em si.

Utilizando um dos 6 jogos como exemplo, ao arrancar a App a partir da Play Instant vais “aterrar” diretamente dentro do jogo. Tudo isto sem teres que te registar em qualquer lado, ativar qualquer sincronização ou tampouco instalar a App no teu dispositivo móvel com o sistema operativo Android.

Google Play Instant já te deixa experimentar jogos para Android

Todavia, existem alguns quesitos que carecem de explicação. Em primeiro lugar, os jogos disponíveis que suportam esta “pré-visualização” são apenas 6, para já. Temos aqui o Clash Royale. O Words With Friends 2. O clássico Solitaire. O recente Bubble Witch Saga 3. Sem esquecer o Mighty Battles e por último o Final Fantasy XV: A New Empire. Para já são apenas estes que poderás utilizar, ou experimentar com o Google Play Instant, prometendo a tecnológica norte-americana mais títulos com o passar do tempo. Caso queiras poderás também instalar a App 4gnews para Android, AQUI.

Apps instantâneas já são uma realidade para o sistema Android

Google Play Store Android Oreo Apps aplicações
Não te esqueças também de instalar a nossa aplicação gratuita para dispositivos móveis Android. Link acima.

Isto para que possas experimentar logo a jogabilidade do título em si, caso o queiras experimentar antes de descarregar ou comprar. Caso gostes do que vês, sentes ou experimentas então aí sim, procedes à sua instalação. Note-se que aquilo que experimentarás será uma versão bem simplificada do jogo, tudo isto para que seja leve, rápido e consuma poucos recursos.

Experimentar Apps sem as descarregar / instalar no teu Android

Mais ainda, no futuro poderemos ver o Google Play Instant a servir como ponte para a instalação da app completa para Android. Os programadores poderão estimular a transição da “Preview” (pré-visualização) para a app (aplicação ou aplicativo) completa. Poderás ter até um apelo ao download e instalação da versão completa. Tudo isto dependerá, claro, dos programadores. Em seguida podemos ver um exemplo do seu funcionamento em tempo real.

A grande “magia” deste Google Play Instant na Play Store é mesmo o funcionamento simples a que a Google já nos habitou. A partir da loja de conteúdos saltarás para dentro do jogo sem ter que o instalar. Tudo isto num simples abrir e fechar de olhos. Tudo isto sem teres que descarregar nada para o teu smartphone ou tablet.

Google Play Instant – uma “Demo” das Apps

Caso te estejas a perguntar como é que isto é possível a Google Play tem alguns ficheiros guardados para cada uma destas aplicações (Apps) instantâneas. São ficheiros associados a cada App que permitirão a plataforma “Instant”. São pequenos ficheiros com uma versão muito crua do jogo, apenas o essencial para de dar uma essência, um pequeno gosto daquilo que é o jogo completo.

Depois de teres experimentado a Demo, ou usufruído da aplicação instantânea a Google vai eliminar esses dados. Tudo isto para que não fiques com ficheiros inúteis a “encher” o teu dispositivo móvel. Note-se ainda que a velocidade com que serão lançadas as Instant Apps dependerá da tua conexão à Internet. Seja como for, o tamanho dos ficheiros transferidos para que possas usufruir da pré-visualização será mínimo.

Em suma, o impacto no teu consumo de dados será praticamente imperceptível. O mesmo se aplica ao espaço utilizado no teu Android ou a RAM consumida. Neste momento, para cada App a Google Play Store cria uma pequena pasta temporária, presente no menu de Apps recentes. No final de utilizares ou experimentares a App instantânea todos esses dados são eliminados.

Com o passar do tempo veremos mais aplicações ou Apps a tirar proveito desta funcionalidade que começa agora a mostrar o seu potencial. E tu, qual a tua opinião sobre esta nova funcionalidade da Google Play Store?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 e Xiaomi Mi MIX 2S poderão gravar vídeo em câmara Super Lenta

Samsung Galaxy S9 custa menos a produzir do que o Apple iPhone X

Xiaomi Mi MIX 2S. Design confirmado para este topo de gama Android

Fonte | Via 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).