Google Pixel 2 XL: Todas as novidades... em XL!

Eduardo Silva
Google Pixel 2 XL
O Pixel 2 XL tem um ecrã Quad-HD de 6 polegadas

Hoje é um dia de grandes novidades para os fãs do Android, sendo que, entre todas, o Google Pixel 2 XL é a maior (literalmente). O novo par Pixel tem muito que se lhe diga, mas neste artigo vamos focar-nos essencialmente em esmiuçar ao máximo o maior deste novo duo.

Assim sendo, vamos passar por contemplar o Pixel 2 XL de forma detalhada, expondo as suas caracteristicas estéticas, bem como todo o poder de fogo que esta segunda geração dos smartphones da gigante norte-americana. Passemos então a detalhar este novo topo de gama.

Vê ainda: Google Pixelbook – Conhece o novo portátil da família Chromebook!

O aspeto característico do Google Pixel 2 XL

O design acaba por ser, em vários casos, controverso. Nem sempre é fácil agradar a todos os fãs e com a primeira geração do Google Pixel foi precisamente esse o caso. Os Pixel 2 continuam a tendência nesse ponto, mantendo-se longe de uma opinião mais próxima de um consenso.

Comparativamente com a versão mais pequena, o Pixel 2 XL tem, naturalmente, maiores proporções. O ecrã de 6 polegadas faz, no entanto, um melhor trabalho no que toca ao aproveitamento do corpo dispositivo. Isto porque, com uma dimensão de 157.5 x 76.2 x 7.6 mm, a extensão do ecrã aproxima-se das tendências de 2017, tendo extremidades bem mais finas, muito ao jeito de smartphones como o LG V30 e o Samsung Galaxy S8.

Na traseira, a mesma combinação de metal e vidro no topo, desta feita com o segundo material a envolver-se ligeiramente sobre as laterais e a parte superior. A ultima diferença para o Pixel 2 está apenas no flash que acompanha a câmara, estando este posicionado à direita no Pixel 2 XL.

A complementar um aspeto bastante característico estão as cores. O Pixel 2 XL chegará ao mercado em apenas duas opções de cor, com uma versão em preto chamada "Just Black" e outra em preto e branco, chamada... "Black and White".

Especificações poderosas

Aqui, pouco há a apontar quanto a diferenças. A Google fez questão de mencionar a sua opção por dar os mesmos argumentos aos seus dois novos terminais, pelo que as diferenças passam apenas pelo ecrã.

O Google Pixel 2 XL traz consigo um ecrã P-OLED de 6 polegadas e resolução Quad HD. Sendo habitual este ano, o smartphone trará uma proporção de tela 18:9, aderindo à tendência começada pelo LG G6 começada no primeiro trimestre de 2017.

Google Pixel 2 Google Pixel 2 XL Android Oreo
Pixel 2 e Pixel 2 XL lado a lado

Nas "entranhas" está um já habitual processador no mercado. O poderoso Qualcomm Snapdragon 835 virá acompanhado por 4GB de RAM e 64 ou 128GB de memória interna, bem como uma bateria de 3520 mAh. Tudo isto será mais do que suficiente para fazer correr de forma suave o Android 8.0 Oreo, que verá neste smartphone a sua forma mais próxima do que a Google idealiza.

A Câmara que promete surpreender

Se em 2016 o Pixel obteve um fantástico resultado na DxO, a nova câmara não deixará de manter a tradição. Com um novo rating de 98, este é um valor recorde, e mais uma vez mostra o poderio da Google nesta área.

O Google Pixel 2 XL é o expoente máximo da ideia da Google de um smartphone ideal em 2017

A câmara traseira mantém-se um sensor único de 12MP. Mas esta não ficará em nada atrás à concorrência com dois sensores. Para tal, a estabilização ótica de imagem junta-se à estabilização eletrónica para um excelente captação de imagem. E sim, o Pixel 2 XL traz consigo o Portrait Mode, que graças às capacidades da Google no que toca a software, consegue simular este modo sem recurso a um segundo sensor.

Tirando partido da câmara, o Google Lens é o expoente máximo dos desenvolvimentos que a gigante norte-americana conseguiu incluir nestes novos terminais. O reconhecimento de imagem está melhor que nunca, usando o sensor fotográfico ainda para dar acesso ao utilizador a todas as vantagens da tão acarinhada Realidade Aumentada.

Preço e disponibilidade

O Google Pixel 2 XL, não sendo apresentando diferenças de maior perante o seu "irmão" chegará ao mercado com um preço relativamente mais caro. 849 dólares para este terminal é claramente um bom preço, considerando os critérios atuais. Se olharmos à concorrência do Note 8 ou do iPhone X, estes ultrapassam os 1000 euros, o que acaba por tornar este terminal muito competitivo.

A chegada ao mercado está marcada para o próximo dia 19 de novembro, mas aqui chega a má noticia: o Google Pixel 2 XL, tal como o Pixel 2, não tem chegada marcada para o mercado português, o que acaba por desiludir os fãs da empresa no país de Camões.

Outros assuntos relevantes:

Google Pixelbook – Conhece o novo portátil da família Chromebook!

Google Home Max – a coluna com Google Assistant que se adapta a ti

Google Home Mini é oficial e custará apenas 49 dólares!