Entre a comunidade de leitores 4gnews existirão certamente vários fãs do Android puro, do ecossistema criado pela Google com a sua experiência de utilização impoluta. Desde o início do programa Nexus em 2010, com o Nexus One fabricado pela HTC até aos mais recentes Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
Entretanto tivemos também algumas gerações fabricadas pela Huawei, LG e pela própria HTC que alienaria à Google uma boa porção da sua empresa. Em 2016 a tecnológica acabaria com a linha Nexus, apresentando os seus Pixel lançados já em nome próprio com dois modelos, o regular e o Pixel XL.
Google vendeu cerca de 40 milhões de smartphones desde 2016
Apesar do já longo historial da Google junto do mercado de smartphones, certo é que o seu volume de vendas representa apenas uma pequena gota deste oceano. Segundo avança o português, analista de mercado da agência IDC, Francisco Jerónimo, a Google terá vendido cerca de 37,9 milhões de smartphones desde 2016.
Estes valores refletem o gradual crescendo da empresa. Até ao final do último ano de 2022 a Google tinha vendido 30 milhões de dispositivos móveis, mais concretamente 27,6 milhões de equipamentos.
Isto significa que neste último ano a empresa terá vendido cerca de 10 milhões de dispositivos Google Pixel durante o último ano.
Por outro lado, apesar de podermos ver os Google Pixel como rivais diretos dos Apple iPhone, e quiçá em pé de igualdade, tal não poderia estar mais longe da verdade em termos de vendas. Não obstante, tal como aponta Jerónimo, as vendas dos Google Pixel estão em alta, usufruindo de um bom período de crescimento.
A seu favor a Google tem agora a introdução de cada vez mais algoritmos de IA e otimizações a várias das tarefas dos seus disposi
Inteligência Artificial é um dos principais bastiões dos Google Pixel
As mais recentes versões dos telefones Google têm-se destacado no quesito fotográfico, com a sua câmara a incorporar vários modos de captação de conteúdo assistidos por Inteligência Artificial. Aliás, foi esta a empresa que popularizou o conceito de fotografia computacional, melhorando gradualmente a qualidade dos resultados.
Mais ainda, a Google tem crescido bastante no mercado do Japão, ainda que nos Estados Unidos da América este crescimento seja mais lento. Em todo o caso, também aí tem apresentado um desempenho mais sólido junto dos consumidores norte-americanos.
Por fim, certo é que tal como a Apple, também a Google tem o privilégio de poder criar o hardware e software, os dois componentes da equação, algo fora do alcance da maioria das concorrentes.
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