Google Pixel Fold: patente revela posicionamento invulgar para a câmara

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Muito se fala na possibilidade de a Google entrar no mercado dos smartphones dobráveis. Há quem acredite que o hipotético Google Pixel Fold possa ser desvendado no outono, mas as evidências disso ainda são escassas.

Algo de que não temos dúvidas é de que a Google está a trabalhar num smartphone dobrável. Isso fica comprovado pela nova patente da empresa a receber aprovação e revela um pormenor muito curioso.

Google Pixel Fold pode contar com câmara na moldura

A patente em causa foi submetida pela Google em junho de 2021, mas só agora foi aprovada e publicada. Nela vemos um dispositivo dobrável com um design muito similar ao utilizado pela Samsung na sua linha Galaxy Z Fold.

Google Pixel Fold

Mas aquilo que mais atenção recolhe é o posicionamento da sua câmara frontal. Esta poderá ficar alojada na moldura do smartphone, uma abordagem que já havia sido apontada para o Google Pixel Fold.

Isto permitirá à Google fugir à abordagem da câmara embutida no ecrã e ainda economizar espaço entre este componente e a estrutura do smartphone. Espaço que a empresa americana não parece querer aproveitar.

Infelizmente, as imagens mostram um ecrã com margens bastante avultadas para os padrões atuais da indústria. Esse espaço disponível será difícil de ignorar numa era em que as empresas esforçam-se continuamente para reduzir as margens dos seus ecrãs.

Esperemos que o produto final não conte com este tipo de ecrã. Tal como a Samsung já nos provou, é possível criar um dispositivo dobrável com margens bem mais elegantes que aquelas que vemos nas ilustrações desta patente.

Esta patente não obriga a que a Google escolha este caminho para o seu primeiro smartphone dobrável. Sabemos apenas que esta é uma das hipóteses para o esperado pixel Fold.

Relativamente a detalhes técnicos, especula-se que o Pixel Fold conte com um ecrã exterior de 5,8 polegadas. No campo da fotografia, contaremos com dois sensores de 12 MP na traseira e o seu processador será o Tensor.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.