Google Pixel 9 Pro Fold: chegou… mas não a Portugal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Entre as várias novidades de hardware Google, está o novo Pixel 9 Pro Fold. Mas os utilizadores portugueses de smartphones dobráveis podem ficar desiludidos. É que o terminal está a ser lançado, mas apenas em alguns mercados selecionados, nos quais infelizmente, Portugal não está incluído.

Ainda assim, não perdemos nada em conhecê-lo um pouco melhor.

Especificações Pixel 9 Pro Fold

Google Pixel 9 Pro Fold
Crédito@Google

Comecemos pelos ecrãs do novo dobrável Google. E ecrã principal OLED conta com oito gloriosas polegadas que fornecem uma resolução de 2152 por 2076 polegadas e uma taxa de atualização dinâmica entre 1 e 120 Hz.

Já o ecrã secundário de 6,3 polegadas conta com uma resolução de 2424 por 1080 pixéis e uma taxa de atualização variável entre os 60 e 120 Hz. Ambos os painéis têm suporte para HDR.

No interior, está o processador Google Tensor G4 e o co-processador de segurança Titan M2, além de uma bateria de 4650 mAh com suporte para carregamento rápido de 45 watts.

O modelo será disponibilizado em duas configurações com 256 ou 512 GB de capacidade no armazenamento, mas sempre com 16 GB de memória RAM.

Na parte ótica, o novo dobrável conta com uma configuração de câmara tripla. Aqui está um sensor primário de 48 megapixéis, um ultra grande angular de 10,5 megapixéis e ainda um sensor telefoto com 10,8 megapixéis de resolução e zoom ótico de 5x.

Já na zona frontal estão dois sensores, ambos com 10 megapixéis de resolução, sendo que um destes está embutido no ecrã.

Conta ainda com certificação IPX8 para resistência a água, chega a executar o sistema operativo Android 14, além de beneficiar da generosa política de atualizações Google com upgrades de software garantidos por sete anos.

Os recursos IA

Como não podia deixar de ser, o Pixel 9 Pro Fold vem recheado com recursos baseados em tecnologia IA, “made by Google”. O novo dobrável está preparado para usar o novo Gemini Advanced que está reservado para os subscritores deste plano.

Por sua vez, o Gemini Nano vai poupar tempo (e paciência) aos utilizadores, ajudando-os a encontrar tudo o que precisam com rápidas pesquisas de voz.

Passando para os recursos IA integrado na câmara do novo dobrável, agora a tecnologia vai reduzir todo o ruído e aumentar a qualidade dos vídeos 4K gravados em fracas condições de luminosidade.

Na edição de fotografia o Magic Editor consegue agora reenquadrar automaticamente a foto e também expandir a imagem. Destaque ainda para o novo recurso Reimagine que permite dar uma nova aparência às fotos, ao permitir adicionar novos elementos.

Para já, o Pixel 9 Pro Fold vai estar disponível em apenas alguns mercados selecionados. Não foram avançadas informações sobre se o modelo vai estar disponível no mercado português no futuro.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt