O Google Pixel 9a foi lançado em março como a alternativa mais acessível aos Pixel 9. E agora passou pelo laboratório independente da DXOMark, que publicou os seus testes detalhados e os resultados são, na generalidade, muito positivos.
O maior destaque é a qualidade do ecrã, que se intromete entre os melhores do mundo. A câmara também cumpre e lidera no seu segmento, mas mostra algumas limitações expectáveis na faixa de preço.
Começando pela câmara, o Pixel 9a conseguiu 153 pontos na avaliação global do DXOMark. Este valor coloca-o na 33.ª posição do ranking mundial geral, ligeiramente abaixo do seu irmão mais caro, o Pixel 9. Este conseguiu 154 pontos e um honroso 10.º lugar neste ranking. E ainda mais distante do líder atual, o Huawei Pura 70 Ultra (163 pontos).

O mais relevante é que esta pontuação garante ao Pixel 9a o primeiro lugar no seu segmento de preço "high-end" (gama média-alta). E recebeu mesmo o selo "Smart Choice Label" da DXOMark por trazer um desempenho superior na sua categoria. O laboratório nota que o dispositivo herda muitas características de topo do Pixel 9.
Os pontos fortes são a exposição muito precisa, boa gama dinâmica, cores agradáveis e uma focagem automática fiável, tanto em foto como em vídeo (durante o dia). A estabilização de vídeo também é eficaz com boa luz.
Os pontos fracos surgem onde seria de esperar: a qualidade do zoom degrada-se bastante à medida que aumentas a distância, pela ausência de uma lente telefoto dedicada. Além disso, em condições de pouca luz (tanto em foto como em vídeo), o DXOMark notou falta de detalhe, ruído e algumas inconsistências na exposição quando há movimento na cena.
Câmara muito boa para o preço, mas é o ecrã que surpreende
Se a câmara é muito boa para o preço, o ecrã é onde o Pixel 9a realmente brilha e surpreende. Conseguiu uns impressionantes 155 pontos nos testes DXOMark, o que não só o torna no melhor ecrã no seu segmento de preço, como o catapulta para o 8.º lugar do ranking global de todos os smartphones testados. Ficou próximo dos melhores e mais caros do mercado (o líder atual, Galaxy S25 Ultra, tem 160 pontos).

O DXOMark considera-o uma "excelente escolha" para todo o tipo de utilização (navegação, ver vídeos, etc.). Entre os elogios estão a boa legibilidade na maioria das condições de luz, com o brilho a adaptar-se bem ao ambiente, para a reprodução de cor precisa e natural, para a forma vibrante e detalhada como reproduz vídeo HDR10 e para a resposta rápida e precisa ao toque.
Estes resultados confirmam que o Pixel 9 fornece um desempenho de câmara muito sólida para o seu preço, e lidera mesmo o seu segmento, como referi na minha análise completa, embora com limitações no zoom e baixa luz. Já no ecrã, parece ser uma aposta vencedora, com uma qualidade de visualização que rivaliza com smartphones bem mais caros.