Google Pixel 9 vai ganhar funcionalidade do iPhone há muito desejada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Se perderes um iPhone, o recurso Find My vai ajudar-te a localizar o terminal ainda que este esteja desligado. Mas se perderes um modelo Android, tudo fica mais difícil.

No entanto, o novo sistema operativo Android 15 pode mudar essa situação,sendo capaz de localizar os terminais, mesmo quando estes estão desligados e não apenas sem acesso à Internet.Esta é uma funcionalidade há muito desejada pelos utilizadores do universo Android.

Nova API Powered Off Finder vai permitir a localização de terminais Android

imagem alusiva ao recurso Find My device
Mesmo com o smartphone sem bateria, o novo recurso do Android 15 pode funcionar Imagem gerada por IA Microsoft Designer

De acordo com notícias divulgadas pelo site Android Police, o novo recurso do Android 15 tem por base a nova API Powered Off Finder que vai permitir que dispositivos compatíveis sejam rastreados, mesmo quando estão desligados.

Ao que tudo indica, a próxima série de smartphones Google Pixel 9 vai estrear o recurso. Outras fontes indicam que a nova API permite também que os terminais móveis enviem sinais Bluetooth, depois de o sistema Android ser desligado.

Esta é mais uma boa notícia, uma vez que será possível localizar os terminais quando estes estão desligados ou sem bateria – o recurso vai recorrer a uma quantidade mínima de reserva de energia para funcionar.

Mas há um pequeno senão…

Não é a primeira vez que ouvimos falar neste recurso. Na sua conferência I/O de 2023, a Google falou sobre a atualização da rede Find My Device, peça essencial para o funcionamento do novo recurso.

Para que o novo rastreamento de dispositivos fique completamente funcional, é necessária uma atualização ampla da rede Find My Device que ainda não aconteceu e que não se sabe quando irá acontecer.

Teremos de aguardar mais algum tempo até que novos rumores ou mesmo a própria Google anuncie e esclareça todos os pormenores do novo recurso do Android 15.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt