O novo padrão de carregamento sem fios Qi2, que foi apresentado na edição deste ano do CES, está agora a terminar os testes de certificação.
Começam então a surgir rumores sobre quais vão ser os primeiros terminais móveis a receber esta nova forma de carregamento. Ao que tudo indica, o Google Pixel 9 é um forte candidato a esta lista de pioneiros.
Engenheiro sénior da Google entra para consórcio WPC
O novo carregamento sem fios Qi2 está já na fase terminal de testes de certificação e, em breve, deverá chegar ao mercado. Especula-se agora sobre os terminais que vão ser compatíveis com o novo padrão de carregamento.
A entrada do engenheiro sénior da Google, Liyu Yang, para o consórcio WPC, responsável por este novo suporte, aponta para que a gigante de pesquisas seja uma das primeiras a integrar o novo padrão de carregamento nos seus equipamentos móveis.
Os rumores vão mais longe e avançam que o smartphone Pixel 9 pode já chegar equipado ao mercado com o novo padrão anunciado no início deste ano.
Este rumor ganha ainda mais força se tivermos em conta que Liyu Yang é atualmente o responsável pelos sistemas de carregamento sem fios da série Pixel. Informação que foi disponibilizada pelo próprio consórcio WPC, no seu blog, numa nota de boas-vindas ao seu novo membro.
Características do padrão de carregamento Qi2
O padrão de carregamento sem fios Qi2 é semelhante ao MagSafe da Apple, mas ao contrário deste tem como objetivo ser compatível com equipamentos iOS e Android. Usa um sistema magnético para se conectar aos dispositivos, mas inclui o novo recurso Perfil Magnético de Potência.
É exatamente este recurso que garante que os equipamentos são posicionados de forma correta para que possam ser carregados com total eficiência e maior rapidez.
Este padrão conta também com recursos de segurança otimizados para evitar danos e não prejudicar a vida útil da bateria dos equipamentos. O Qi2 suporta carregamento de 15 watts.
Marcas de acessórios como a Anker e a Belkin estão já apontadas como sendo as primeiras a disponibilizar no mercado produtos seus com o novo padrão de carregamento integrado.
Editores 4gnews recomendam: