Google tem habituado os utilizadores a câmaras de elevada qualidade nos seus smartphones Pixel, apesar de nos últimos tempos apostar cada vez mais no software, em detrimento do hardware.
Pois bem, a cerca de um mês da apresentação oficial dos seus smartphones, uma fuga de informação revela que o gigante tecnológico parece querer continuar esta aposta, com novas soluções para o registo de fotos e de vídeos nos seus novos dispositivos da série Pixel 9. E são várias as novidades.
Novos sensores e autofoco na lente frontal
A informação até agora divulgada sugere um upgrade aos sensores, bem como a utilização de algumas das soluções das versões de topo do Pixel 8 para as versões base do Pixel 9.
De acordo com o Android Authority, a Google estará a introduzir uma mudança de paradigma na forma como aposta no hardware de imagem: maiores e melhores sensores, melhores blocos óticos e, como seria de esperar, otimização da tecnologia de IA.
Para o Pixel 9 a Google reserva o novo sensor Sony IMX858 para os registos de grande angular (ultrawide), mantendo os 50MP, mas adicionando-lhe dimensão física. O sensor de maior dimensão permite aumentar a flexibilidade e qualidade dos registos, sobretudo em condições de baixa luminosidade. O sensor principal continua a ser o Samsung GNK, também com 50MP.
Para a parte frontal continua a ser usado o sensor Samsung 3J1, mas agora acompanhado por uma lente com autofoco, já usada no Pixel 8 Pro.
No caso dos novos Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL, o Android Authority indica que receberão o mesmo setup de imagem: o sensor Sony IMX858 (o mesmo usado na câmara ultrawide do Pixel 9), que passa a ser usado praticamente em todas as câmaras, incluindo na frontal.
Desse modo, o Pixel 9 Pro e o Pro XL poderão tornar-se na nova referência para... selfies!
No quadro que se segue, publicado pelo Androi Authority, é possível comparar os setups das câmaras dos novos Pixel 9 e dos Pixel 8: