Google Pixel 8a pode chegar nesta data e já sabemos quase tudo do novo smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Pixel 8a está a fazer a sua passagem pelas plataformas internacionais de certificação, o que indica que o seu lançamento pode acontecer muito em breve.

É cada vez mais certo que o smartphone acessível da série Google vai aproveitar os holofotes da conferência I/O para ter uma apresentação oficial com pompa e circunstância. Está já confirmado oficialmente que o evento tem início a 14 de maio e muitas das especificações do novo modelo foram já reveladas.

Especificações esperadas no Google Pixel 8a

render do Google Pixel 8a
Render do Google Pixel 8a Crédito@OnLeaks/SmartPrix

Graças aos múltiplos rumores a circular no mundo Web, pouco falta saber sobre o novo Pixel 8a. Ao que tudo indica, o smartphone acessível da Google chega equipado com o processador Tensor G3, proprietário da marca. É esperado que mantenha a mesma configuração disponível no modelo anterior com 8 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento interno, mas que acrescente também uma versão com 256 GB.

A passagem do modelo pela plataforma Geekbench mostrou já que vai usar uma versão downclock do chip da Google que apresentou resultados inferiores inclusive ao modelo Pixel 7. Mas parece que a gigante de pesquisa não concentrou os esforços no desempenho deste chip, mas antes nas capacidades baseadas em IA que vai ter.

Podemos ver o Pixel 8a com funcionalidades como o Magic Editor que podem também ser encontradas no modelo base Pixel 8.

Quanto ao sistema ótico, não se espera que a Google faça alterações aqui. Por isso, podemos esperar ver a configuração de câmara traseira dupla com um sensor primário de 64 megapixéis e estabilização ótica de imagem juntamente com um sensor ultra grande angular de 13 megapixéis.

No que diz respeito ao ecrã, mantêm-se também as 6,1 polegadas do modelo anterior, assim como a taxa de atualização de 90 Hz para se diferenciar dos restantes elementos da série.

De resto, sabe-se que o Pixel 8a terá suporte para carregamento de 27 watts, o que é uma atualização face aos 18 watts do seu antecessor. Porém, a capacidade da sua bateria é um dos poucos segredos que ainda resiste.

Google Pixel 8a com preço menos acessível do que esperado

Entretanto, os preços europeus do Pixel 8a foram também já revelados e são menos acessíveis do que era esperado.

Avançou o site WinFuture que a variante de 128 GB terá um custo de 569,90 € enquanto a versão com 256 GB tem já um preço de 630 €.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt