Google Pixel 4 pode chegar com perfil de cores P3 para captura de imagens mais vivas

Bruno Coelho
Comentar

De acordo com código encontrado na app da Google Câmara, o suporte para o perfil de cores P3 deve chegar com o Pixel 4. O P3 proporciona uma gama de cores mais ampla que o sRGB, usado por grande parte dos dispositivos na atualidade.

A código foi descoberto pelo fórum XDA Developers, e segundo um teste feito as imagens capturadas conseguem revelar uma percentagem de mais 25 por cento no alcance da gama de cores. Dando o suporte para o perfil P3 no ecrã dos Pixel 4, esperam-se resultados com maior precisão, o que essencialmente significa cores mais vivas.

Apple introduziu este perfil de cores em 2016

Para se ter uma ideia, a Apple introduziu o perfil de cores P3 no iPhone 7, em 2016. A Google está a trabalhar para introduzir esta funcionalidade apenas três anos depois. Na imagem em baixo, conseguimos perceber a maior extensão de cores que o P3 alcança face ao sRGB.

srgs p3
Gráfico mostra-nos a maior gama de cores alcançada pelo perfil P3 face ao sRGB

Imagens mais vivas e realistas ao olhar humano é o que promete este perfil de cores. Para se ter uma ideia, além dos últimos iPhone, este é o perfil de cores usado na maior parte das televisões 4K que se encontram no mercado.

A câmara dos Google Pixel produz dos melhores resultados do mercado (apenas com uma lente), pelo que esta nova funcionalidade promete elevar a forma como os utilizadores vêm os resultados tirados pelo smartphone. Além disso, segundo a imagem partilhada oficialmente pela Google, o Pixel 4 terá pelo pelo menos duas lentes.

Well, since there seems to be some interest, here you go! Wait 'til you see what it can do. #Pixel4 pic.twitter.com/RnpTNZXEI1

— Made by Google (@madebygoogle) 12 de junho de 2019

Assim que a Google der este passo, espera-se que mais fabricantes Android deêm suporte para que os ecrãs possam suportar o perfil de cores P3 no futuro. Resta saber se a Google vai apenas dar este suporte no Pixel 4, ou estendê-lo a dispositivos mais antigos.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.