Google Pixel 3a e Pixel 3a XL são os smartphones mais fáceis de reparar em 2019

Vitor Urbano

Em 2019, a esmagadora maioria dos smartphones conseguiram alcançar pontuações ridiculamente baixas no que respeita à facilidade para serem reparados. Mas, os recém apresentados Google Pixel 3a e Pixel 3a XL conseguiram surpreender a equipa do iFixit, que lhes atribuiu uma classificação 6/10.

Relembro que smartphones extremamente populares como o Huawei P30 Pro e o Samsung Galaxy S10 Plus receberam 4/10 e 3/10 respetivamente. Por isso, é fácil perceber que qualquer problema apresentado pelo Google Pixel 3a, será muito mais fácil de reparar do que nos topo de gama de 2019.

Google Pixel 3a iFixit

É surpreendente a facilidade de abrir o Google Pixel 3a

Hoje em dia, é muito difícil conseguir abrir a maioria dos smartphones mais populares. Graças às suas construções maioritariamente em vidro, acaba por ser utilizada muita cola para garantir a robustez desejada. Por isso, é raro o smartphone em 2019 que não precisa de aquecimento para ser aberto.

Para surpresa da equipa do iFixit, este Google Pixel 3a é a exceção à regra, sendo facilmente aberto utilizando ferramentas clássicas. Ainda que abrir o smartphone seja bastante simples, desmontar todos os seus componentes pode ser um verdadeiro pesadelo para os mais desastrados.

Google Pixel 3A ifixit

Por um lado, apresenta uma organização modular que torna muito fácil identificar e substituir componentes individuais. Por outro lado, o 'mar de cabos' sobrepostos pode tornar muito complicado a remoção de componentes de hardware sem danificar os mesmos.

Mesmo não sendo um dos smartphones mais surpreendentes da atualidade, consegue oferecer uma interessante relação preço/qualidade, especialmente depois de ficarmos a saber que poderá ser agradavelmente fácil de reparar em caso de acidente.

Por fim, é interessante vermos a empresa de Mountain View colocar alguma preocupação nestes detalhes muitas vezes esquecidos pelas fabricantes. As melhorias são inegáveis, uma vez que o topo de gama do ano passado conseguiu apenas uma classificação de 3/10. Será interessante vermos qual será a pontuação atribuída ao Google Pixel 4, uma vez que esse deverá chegar com uma construção em vidro.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.