Google Pixel 3a e Pixel 3a XL são os smartphones mais fáceis de reparar em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2019, a esmagadora maioria dos smartphones conseguiram alcançar pontuações ridiculamente baixas no que respeita à facilidade para serem reparados. Mas, os recém apresentados Google Pixel 3a e Pixel 3a XL conseguiram surpreender a equipa do iFixit, que lhes atribuiu uma classificação 6/10.

Relembro que smartphones extremamente populares como o Huawei P30 Pro e o Samsung Galaxy S10 Plus receberam 4/10 e 3/10 respetivamente. Por isso, é fácil perceber que qualquer problema apresentado pelo Google Pixel 3a, será muito mais fácil de reparar do que nos topo de gama de 2019.

É surpreendente a facilidade de abrir o Google Pixel 3a

Hoje em dia, é muito difícil conseguir abrir a maioria dos smartphones mais populares. Graças às suas construções maioritariamente em vidro, acaba por ser utilizada muita cola para garantir a robustez desejada. Por isso, é raro o smartphone em 2019 que não precisa de aquecimento para ser aberto.

Para surpresa da equipa do iFixit, este Google Pixel 3a é a exceção à regra, sendo facilmente aberto utilizando ferramentas clássicas. Ainda que abrir o smartphone seja bastante simples, desmontar todos os seus componentes pode ser um verdadeiro pesadelo para os mais desastrados.

Por um lado, apresenta uma organização modular que torna muito fácil identificar e substituir componentes individuais. Por outro lado, o 'mar de cabos' sobrepostos pode tornar muito complicado a remoção de componentes de hardware sem danificar os mesmos.

Mesmo não sendo um dos smartphones mais surpreendentes da atualidade, consegue oferecer uma interessante relação preço/qualidade, especialmente depois de ficarmos a saber que poderá ser agradavelmente fácil de reparar em caso de acidente.

Por fim, é interessante vermos a empresa de Mountain View colocar alguma preocupação nestes detalhes muitas vezes esquecidos pelas fabricantes. As melhorias são inegáveis, uma vez que o topo de gama do ano passado conseguiu apenas uma classificação de 3/10. Será interessante vermos qual será a pontuação atribuída ao Google Pixel 4, uma vez que esse deverá chegar com uma construção em vidro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung destrona a OnePlus no segundo maior mercado do mundo!
  • Os 8 melhores telemóveis até 400 euros com um desempenho de topo
  • Este vídeo mostra as reações das pessoas ao OnePlus 7 Pro!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.