Google Pixel 2: Um "Concept" muito especial

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 3 min.

Nestes primeiros quatro meses e meio de 2017 vimos chegar ao mercado mais do que uma mão cheia de smartphones fantásticos. Desde o Galaxy S8 ao Huawei P10, passando pelo LG G6 e o Sony Xperia XZ Premium, e tendo fechado a lista de topos de gama da "primeira ronda" do ano com Xiaomi Mi6 e Honor 8 Pro, entramos agora num período de espera e especulação. E o Google Pixel 2 rouba uma grande fatia de interesse para si.

Isto porque, após o excelente trabalho começado pela Google na nova era dos smartphones Pixel (os tão amados Nexus parecem estar fora dos planos da empresa norte-americana), muitos são os que aguardam ansiosamente por esta segunda geração que tanto promete.

Ver ainda: HTC U 11 poderá chegar ao mercado com um preço interessante

A primeira abordagem da Google a um smartphone 100% desenvolvido por si teve algumas falhas. O design não foi consensual, a falta de um certificado IP68 e as próprias proporções do dispositivo foram algo criticadas, mesmo se tratando admitidamente num dos melhores smartphones de 2016. Afinal, falamos de um smartphone que carrega a versão mais pura (e recente) do sistema operativo Android, equipando-se a rigor com o Snapdragon 821 e 4GB de RAM, para um desempenho e consistência ao alcance de poucos. A câmara é, também ela, excelente.

Não aderindo à moda dos duplos sensores fotográficos, o Pixel carrega na sua parte de trás uma câmara de 12MP que ultrapassou todas as expectativas. Podes comprovar isso mesmo na análise do Filipe Alves, abaixo:

Mas voltando ao que nos traz este artigo, o Google Pixel 2 está agora nos planos da Google para este ano, tendo já nós falado aqui sobre a possibilidade de vermos não dois, mas três novos terminais chegarem ao mercado com o nome Pixel.

Mais empolgante ainda, os rumores começam a ganhar forma, e hoje temos direito a um pequeno olhar sobre o que poderá ser o resultado final do Google Pixel 2. A Concept Creator voltou a fazer das suas, publicando um video via Youtube, onde nos revela um conceito do Google Pixel 2, da sua construção e design, bem como de algumas especificações e pormenores.

Para começar, o seu design e construção. A aposta será, segundo o autor do video, numa construção em vidro, tal como já temos visto em alguns smartphones como o Galaxy S8 ou o Xiaomi Mi6. A beleza do seu design amplia-se com o ecrã do dispositivo a ocupar a parte frontal quase na totalidade.

Um ecrã AMOLED de 5.6 polegadas com resolução Quad HD e um aspect ratio de 18:9 (tal como o do LG G6) poderá tornar este num dos melhores ecrãs do mercado. Especialmente considerando ainda que no interior do terminal deverá chegar o processador Qualcomm Snapdragon 835, acompanhado por 6GB de RAM e 128GB de memória interna (expansível via microSD).

Já na parte de trás do terminal, um duplo sensor fotográfico de 12MP fará o gosto aos fotógrafos casuais dentro de nós. Logo abaixo está o leitor de impressões digitais, mantendo o seu posicionamento relativamente à atual versão. Já à frente, a câmara de selfies tem também direito a um duplo sensor, algo ainda pouco visto nos dias de hoje.

Vê também: Google Contactos 2.0 está disponível para download com nova interface

Por fim, o video dá-nos ainda a informação que o terminal deverá chegar com carregamento sem fios e carregamento rápido via entrada USC tipo C, voltando a herdar a entrada de áudio 3.5mm, que é uma característica em vias de extinção nos smartphones de topo.

Sendo um conceito, tudo o que aqui vimos poderá não chegar no produto final, pelo que ficamos a aguardar por mais pormenores sobre o dispositivo. Isto não impede, no entanto, que fiquemos entusiasmados com a beleza e potencial deste terminal, que deverá estrear a nova versão Android O, cuja fase de testes já começou oficialmente.

Outros temas relevantes:

“Rei Artur: A Lenda da Espada” Crítica ao filme de Guy Ritchie

Fluent Design System da Microsoft chegará ao Windows 10 Mobile

Meizu Pro 7 poderá utilizar o processador Exynos 8895 da Samsung