Google Pesquisa tem novo aspeto no teu computador. Vê como ficou

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google quer tornar mais claro onde os links de cada página te vão levar. E por isso esta semana adicionou ícones à Pesquisa na versão para computador (desktop). A interface que antes era limpa, passa ter agora ícones identificativos de cada página.

Esta é uma mudança gráfica que ocorreu na versão mobile do Google em maio do ano passado. Para teres uma noção das diferenças, deixo-te abaixo uma imagem que compara a interface com e sem ícones.

A verdade é que não dá para perceber em como esta mudança pode alterar a nossa experiência de navegação. Tudo bem que os ícones de site são identificativos, mas estes não te avisam sobre a reputação da fonte em si.

Anúncios são identificados por um ícone próprio

Um ponto positivo é que os anúncios (ads, em inglês) estão marcados com a palavra “Ad”, o que acaba por ser uma das poucas vantagens desta novidade. Isto porque ficamos com uma clara noção que estaremos a clicar num anúncio.

Os donos de sites poderão indicar se têm um ícone preferido que pretendem que apareça junto das suas pesquisas, o que acaba por ser interessante. Em termos visuais, não é algo que me agrade enquanto utilizador.

Embora identificativos, estes ícones parecem também ser intrusivos. Não adicionam grande valor à nossa pesquisa, e não nos dão pistas para a credibilidade de um determinado site antes de clicarmos nele.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Assistant vai ser capaz de ler artigos por ti. Vê como (vídeo)
  • Microsoft Edge passa (finalmente) a ser um browser que deves considerar! Entende porquê
  • Google News descontinua subscrições de revistas digitais
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.