Google Pesquisa tem novo aspeto no teu computador. Vê como ficou

Bruno Coelho
Comentar

A Google quer tornar mais claro onde os links de cada página te vão levar. E por isso esta semana adicionou ícones à Pesquisa na versão para computador (desktop). A interface que antes era limpa, passa ter agora ícones identificativos de cada página.

Esta é uma mudança gráfica que ocorreu na versão mobile do Google em maio do ano passado. Para teres uma noção das diferenças, deixo-te abaixo uma imagem que compara a interface com e sem ícones.

Google
As mudanças da Pesquisa Google na versão mobile

A verdade é que não dá para perceber em como esta mudança pode alterar a nossa experiência de navegação. Tudo bem que os ícones de site são identificativos, mas estes não te avisam sobre a reputação da fonte em si.

4gnews
Os ícones da Pesquisa na versão para desktop

Anúncios são identificados por um ícone próprio

Um ponto positivo é que os anúncios (ads, em inglês) estão marcados com a palavra “Ad”, o que acaba por ser uma das poucas vantagens desta novidade. Isto porque ficamos com uma clara noção que estaremos a clicar num anúncio.

Os donos de sites poderão indicar se têm um ícone preferido que pretendem que apareça junto das suas pesquisas, o que acaba por ser interessante. Em termos visuais, não é algo que me agrade enquanto utilizador.

Embora identificativos, estes ícones parecem também ser intrusivos. Não adicionam grande valor à nossa pesquisa, e não nos dão pistas para a credibilidade de um determinado site antes de clicarmos nele.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.