Parece que o serviço de pagamentos virtuais da Google está a expandir-se para mais países da Europa. A expansão internacional do Google Pay é notória mas continuamos a não ter o serviço em Portugal.
A verdade é que cada mais bancos pelo mundo inteiro estão a começar a aceitar esta método de pagamento. A Google tem feito esforços para que mais instituições e cartões sejam compatíveis com o seu serviço de pagamento por telemóvel.
Com o Google Pay podes inclusivamente utilizar os pagamentos sem contacto, encostando o smartphone ao terminal multibanco por NFC. Parece que para já, só um punhado de países é que recebeu o novo sistema.
Google Pay aumenta a sua presença na Europa
Na França e na Alemanha, o serviço é suportado pelo banco mobile holandês Bunq que ironicamente não suporta o Google Pay na Holanda. Utilizadores da Itália também podem usufruir através dos bancos Fineco e Banca Popolare.
Se nos movimentarmos para o Leste temos a Eslováquia com o banco Prima Banka Slovensko a suportar o serviço. Na Rússia os cidadão também terão acesso ao Google Pay através do PJSC.
Contudo, a expansão do Google Pay continua para fora da Europa pois no Japão foram adicionada compatibilidade. A mesma através de dois bancos distintos. Finalmente, em Honk Kong já se pode utilizar o serviço através da rede de cartões American Express.
Portugal precisa mesmo de um Google Pay?
A verdade é que aqui em Portugal não estamos assim tão necessitados de um serviço como o Google Pay, ou pelo menos não estávamos. Recentemente os bancos portugueses decidiram começar a cobrar taxas pelo famoso serviço MBWay.
No entanto, estas taxas variam de banco para banco e existe sempre o Paypal para compras online. Contudo, o Google Pay iria permitir aos utilizadores fazer compras tradicionais em lojas físicas.
Imaginar ires fazer umas compras ao hipermercado e nem precisas de levar a carteira contigo. Basta um rápido reconhecimento através do teu smartphone pelo terminal do estabelecimento e o pagamento está completo.
Em conclusão, talvez a Google não ache Portugal um mercado viável para o serviço, quem sabe. Seja como for, acredito que eventualmente este serviço chegue a terras lusas de uma forma ou outra.
Editores 4gnews recomendam:
- CEO da Xiaomi fala de "inexperiência" no que toca ao stock do Xiaomi Mi 9
- "Não precisas de um diploma para trabalhar na Apple" afirma Tim Cook
- Google Chrome para Android prepara-se para receber nova característica
Fonte