Google paga quase mil milhões de euros às autoridades francesas após longa investigação

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a WCCFTech, após 4 anos de investigação por parte das autoridades francesas, a Google finalmente fechou um acordo que envolve dois pagamentos, totalizando 965 milhões de euros. A investigação envolve a exploração de uma brecha nas leis internacionais de impostos.

Essa brecha permite a empresas americanas como a Google e Apple declarar as suas vendas europeias na Irlanda. Esta é uma grande vantagem pois a Irlanda possui taxas de imposto bastante baixas para as empresas, permitindo poupanças de milhões.

É a utilização deste 'paraíso fiscal' que as autoridades francesas tem vindo a investigar. A França chegou mesmo a propor uma taxa de imposto única para empresas aplicável a todos os membros da União Europeia. Contudo, países que beneficiam dos impostos baixos protestaram contra, como a Irlanda, Finlândia, Suiça e Dinamarca.

Uma vitória para a França mas a luta está longe de ser ganha

A verdade é que a França conseguiu mostrar que consegue fazer com que as empresas se responsabilizem pelas suas acções. Demorou quatro anos mas a Google concordou em fazer um pagamento. Contudo, só por curiosidade, a quantia paga equivale a 3 dias de receitas da empresa.

Não ficou claro se a quantia paga pela Google equivale aos impostos que a empresa evitou. Resta saber se, após a Google, a França irá continuar a sua 'cruzada' contra outras empresas como a Apple por exemplo.

O governo de Trump também pretende 'apertar o cinto' às empresas

Os Estados Unidos também andam ativos a investigar as empresas que se 'portam mal'. Neste caso, existem empresas americanas que, tal como a Google, aproveitam as leis de imposto internacionais para lucrar de forma massiva.

Entretanto, os Estados Unidos da América e a China continuam a travar a controversa guerra comercial. Estamos numa altura em que governos por todo o mundo querem colocar um travão nas práticas de certas empresas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei admite licenciar tecnologia 5G a empresas americanas
  • LG vai voltar a apostar no mercado dos tablets. Será que devia?
  • Realme XT 730G chegará ainda em 2019! Será este o rival do Xiaomi Mi 9T na Europa?
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.