Desde que as leis de privacidade de dados online foram implementadas (GDPR) em 2018, que várias organizações europeias estão de olho na Google e outras grandes empresas influentes no mundo online. A Google já foi alvo de inúmeros processos em tribunal, sendo obrigada a pagar diversas multas.
No entanto, a maior de todas foi agora confirmada pelo tribunal francês, obrigando a Google a pagar uma multa de 50 milhões de euros por abuso de poder no que respeita à forma como recolhe e explora dados recolhidos dos seus utilizadores.
Google tentou recorrer da decisão mas o tribunal não cedeu!
Este processo já se arrasta desde janeiro de 2019, quando a Google foi condenada pela primeira vez a pagar esta multa multi-milionária ao governo francês. Como seria de esperar, a gigante norte-americana acabou por recorrer da decisão, conseguindo arrastar o processo durante mais de um ano.
Ainda que o seu objetivo nunca tenha passado por fazer "desaparecer" as acusações, certamente que a Google devia esperar conseguir uma considerável redução no montante a pagar. No entanto, a instância máxima do tribunal francês não cedeu, e voltou a justificar o pagamento da multa de 50 milhões de euros.
Basicamente a Google foi acusada de não colocar informação suficiente à disposição dos seus utilizadores na altura em que concordam com a recolha dos seus dados. Além disso, dificultou consideravelmente a tarefa de descobrir como os seus dados estão a ser recolhidos e utilizados, levando às vezes 5 ou 6 ações até ser possível ter acesso à informação.
Esta decisão final por parte do tribunal francês poderá acabar por custar muito mais que 50 milhões de euros à Google, visto que acaba de criar um precedente que poderá ser explorado por muitos outros países. As práticas da Google no sistema operativo Android são homogéneas em todos os países, deixando-a vulnerável a novos processos em tribunal.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Fotos vai dar-te uma nova opção bastante útil
- Google Maps tem grandes novidades preparadas para ti
- Usas Google Meet? Este atalho vai poupar-te imenso tempo!