Google não vai abdicar das suas comissões da Play Store

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem uma grande responsabilidade para com os seus clientes em relação à Play Store. A empresa tem de se certificar que cada aplicação que entra na loja é segura.

Contudo, não é uma tarefa fácil visto que todos os dias centenas ou talvez milhares de aplicações novas são colocadas na loja. Nesse sentido, a Google fica com uma parte de todas as transacções feitas na Play Store.

Essa comissão, que ronda os 30%, saí do bolso dos programadores das aplicações. Inevitavelmente, há quem tente dar a volta para evitar pagar à Google.

CEO da Google não pretende alterar de todo a percentagem de comissão

Sundar Pichai abordou o assunto recentemente. O mesmo foi questionado em como será o futuro da Play Store caso os programadores utilizem "métodos de distribuição alternativos".

O CEO de Mountain View respondeu simplesmente que não há planos para reduzir as percentagens cobradas. O mesmo também afirma que o valor cobrado é justo e mencionou que a Apple cobra exactamente o mesmo.

Embora esta não seja uma resposta directa à questão, deu para entender a posição da Google. Contudo, é possível que esta situação aumente no futuro. As maiores desenvolvedoras de aplicações já estão a mostrar descontentamento com as comissões cobradas pela Google e a Apple.

O Netflix foi das primeiras a remover a opção de pagar a sua subscrição pelo iTunes, redirecionando os clientes para o próprio site. Dessa forma, evitam a plataforma da Apple e o pagamento das comissões.

Entretanto, a Google viu o maior corte por causa do Fortnite e a Epic Games. É de conhecimento geral que o popular Battle Royale não está disponível na Play Store. Quem quiser jogar vai directamente ao site da Epic Games. Estima-se que a Google perdeu cerca de 50 milhões de dólares em possíveis transacções caso o jogo estivesse incluído na loja.

Em conclusão, embora Pichai e Cook não pareçam preocupados com a situação, as coisas mudam rapidamente. Se programadores começarem a optar por disponibilizar as suas aplicações por meios alternativos, são más notícias para as duas gigantes americanas.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome: Garante que estás seguro na internet com esta extensão

Facebook Messenger: Chegou a funcionalidade que todos imploravam!

Imagem mostra-nos exactamente o que esperar do Xiaomi Mi 9

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.