Google não tem outra opção! Outros motores de busca serão oferecidos no Chrome e no Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google não tem outra opção senão seguir as novas normas da União Europeia. Já no próximo ano, todos os smartphones Android vão sugerir outras soluções para motor de busca que não a Google.

Esta medida não só chega como standard em todos os smartphones Android, como chegará também como uma nova opção assim que instalas o Google Chrome. Esta medida foi exigida pela Google de forma a dar oportunidade a outros motores de busca a crescer e limitar, de certa forma, o monopólio da Google no sistema Android.

Motores de busca podem escolher quais os países que querem estar presentes

Estes motores de busca podem escolher quais os países que querem estar presentes. Ou seja, a Google abrirá um leilão e esses motores de busca terão de pagar à empresa americana sempre que são escolhidos para serem o motoro de buscas principais. Os valores não são conhecidos.

Em termos práticos, por exemplo, ao comprares um novo smartphone Android, poderás vir a ter a opção de escolher a "Sapo" como ferramenta de pesquisa (ainda que a Sapo se tenha de candidatar para estar presente).

O widget da pesquisa Google que está presente no Sistema Android também será mudado caso o utilizador escolha uma outra ferramenta de pesquisa. Assim sendo, cada motor de busca acabará por desenhar o seu widget de forma a oferecer a melhor qualidade possível ao utilizador.

Google não deverá ser muito afetada

Ainda que estas notícias não sejam as melhores para a Google, a empresa não deverá sentir uma enorme diferença na queda dos utilizadores. Pelo menos para já.

Contudo, esta é uma forma dos outros motores de busca crescer e melhorar a forma como oferecem os seus serviços. Ou seja, na Europa acabou-se a hegemonia da Pesquisa Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os melhores auscultadores Bluetooth que podes comprar em 2019
  • Realme: primeiro smartphone com câmara de 64MP e 4 sensores está a chegar
  • Drone de entregas despenhou-se na Suíça e quase caiu em cima de várias crianças!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.