Google Messages reserva uma surpresa muito útil para todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em breve, o Google Messages pode receber uma nova funcionalidade que poderá vir a ser muito útil para os seus utilizadores.

Aparentemente, a Google quer adicionar um novo recurso ao Messages que permite aos utilizadores enviar fotos de alta resolução através do Google Photos.

Recurso Google Photos evita serviço de MMS das operadoras de telecomunicações

O Google Messages pode vir a ter capacidade de enviar fotos de alta resolução através do Google Photos. A informação está a ser avançada pelo site 9to5Google que descobriu o novo potencial recurso numa aplicação da Play Store.

De acordo com o site, na versão beta 10.4 do Google Messages existe uma nova preferência nas configurações, designada por Google Photos. A partir da breve descrição que acompanha a nova preferência, o 9t05Google avança que os utilizadores vão poder enviar um vídeo ou imagem de alta resolução pelo Google Photos, em vez de usarem o serviço de MMS das operadoras de telecomunicações.

O mesmo site adianta que o processo pode implicar o upload de um vídeo diretamente para o Google Photos com o destinatário a receber um link para descarregar o vídeo ou imagem. Desta forma, o conteúdo não teria necessidade de passar pela rede SMS/MMS das operadoras de telecomunicações.

Utilizadores de equipamentos iOS podem ter de abrir o browser para ver link do Google Photos

No entanto, o 9to5Google coloca uma questão sobre a capacidade de ver o vídeo, alojado no Google Photos, diretamente a partir da janela de chat da aplicação. Por exemplo, para os utilizadores de equipamentos iOS que podem necessitar de abrir o link do Google Photos num browser para verem o vídeo.

A Google não é a primeira empresa a disponibilizar este tipo de funcionalidade. Recorde-se o recurso Samsung Link Sharing, com o qual os utilizadores podem selecionar fotos e/ou vídeos, criar um link e partilhá-lo com outras pessoas.
Aliás, o próprio Google Photos tem uma opção semelhante. Mas em ambos os casos, os utilizadores são obrigados a criar manualmente o link.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel dobrável perderá uma das grandes novidades dos Pixel 6
  • Google Pixel 6 Pro é um dos melhores smartphones do mundo em fotografia
  • Google Fotos tem excelente novidade inspirada no design Material You
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt