Certamente já te deparaste (e quase de certeza por mais do que uma vez) com o seguinte cenário: recebes um áudio, também conhecido como mensagem de voz, com três ou quatro minutos, no Google Mensagens num momento em que não dá mesmo jeito nenhum ouvi-lo.
Não há qualquer dúvida de que é uma excelente ferramenta e, na maioria das vezes, faz todo o sentido usá-la. Permite, por exemplo, perceber que um "ok, tudo bem", quer de facto dizer isso e não uma resposta mais fria (ou até aziada).
Além disso, o Google Mensagens conta ainda com uma belíssima funcionalidade que permite gravar mensagens de voz mesmo em contextos com muito ruído à volta.
Porém, mesmo com a reprodução acelerada, há certas limitações. Não é possível percorrer rapidamente um áudio para encontrar a informação desejada. Se houver uma distração, é necessário voltar atrás e procurar manualmente o ponto perdido.
Como ativar esta função?
Ao contrário do texto, o áudio não permite leitura diagonal. É precisamente aqui que entra a transcrição automática de mensagens de voz. O Google Mensagens, tal como o WhatsApp, já permite converter áudio em texto quase instantaneamente.
A funcionalidade transforma mensagens de voz em texto dentro da própria conversa, mantendo o ficheiro original disponível. O utilizador pode ler, ouvir ou combinar as duas opções.
Ativar a funcionalidade é muito simples. Tudo o que é preciso fazer é abrir a aplicação Google Mensagens, tocar na fotografia de perfil e aceder a Definições de Mensagens. Depois, selecionar Transcrição de mensagens de voz e ativar a opção. A partir desse momento, sempre que receberes um áudio, vais ver um botão para ver a transcrição.
Por fim, importa ressalvar que a popular plataforma também implementou um novo menu de contexto e anunciou que está a trabalhar numa melhoria importante na funcionalidade Resposta Inteligente.